0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Dia do Jornalista: nosso compromisso com a sociedade merece valorização

Lives, atos públicos, homenagens e festas estão na agenda programada pelos Sindicatos filiados à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) para marcar o dia dedicado à categoria no Brasil. No 7 de abril, a luta por direitos também não para. A FENAJ está com uma campanha nas redes sociais, destacando a importância do trabalho dos operários e operárias da notícia, que estão sempre presentes diante dos fatos, trazendo a informação de verdade, combatendo a desinformação e escrevendo a história. Em Santa Catarina, o Dia do Jornalista é marcado por duas medidas positivas e duas negativas.

De positivo, registra-se a iniciativa de colegas de diversos veículos de comunicação de fazerem, ao vivo, alusão à data e defenderem a valorização dos jornalistas e do jornalismo. Houve, também, por proposição do deputado Neodi Saretta (PT), manifestação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) parabenizando a categoria que “diariamente vem lutando, investigando e analisando as informações para levar ao conhecimento da sociedade”. O SJSC e a categoria ficam gratos.

Já um registro negativo é o de oferta de vaga para jornalista no portal de notícias SC Todo Dia, do Grupo GCR, em São José, na região da Grande Florianópolis, com pagamento do piso da categoria para uma jornada de 8 horas. Tal “oferta” fere o artigo 15º do Decreto nº 83.284/79 e os artigos 303 a 305 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O Sindicato dos Jornalistas/SC e sua assessoria jurídica tomarão as medidas cabíveis.

Outro ponto negativo, a ser lembrado no Dia do Jornalista em Santa Catarina, é a intransigência patronal em repor as perdas salariais da categoria que, em dois anos, acumulam 10,24% de defasagem. Após diversas tentativas de acordo, o Dissídio Coletivo prossegue aguardando julgamento no Tribunal Regional do Trabalho.

Sobre isso, também, o SJSC aguarda pronunciamento da ALESC e do Governo do Estado, que anualmente investem milhões de reais em publicidade em veículos que não têm o mínimo de respeito e valorização para com os jornalistas. Em que pesem as dificuldades, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina congratula-se com a categoria por seu compromisso inarredável de buscar assegurar à sociedade informação de qualidade, um dos pilares de qualquer Estado que se pretenda democrático.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas