sexta-feira, dezembro 2, 2022
Google search engine
InícioNOTÍCIASChapa2, Luta,Fenaj agradece a votação em Santa Catarina

Chapa2, Luta,Fenaj agradece a votação em Santa Catarina

Encerrado o processo de votação, a Chapa 2 LutaFenaj! agradece aos jornalistas que nela depositaram sua confiança e seus votos, mostrando forte disposição de lutar por uma efetiva mudança de rumos na Federação Nacional dos Jornalistas.

A Chapa 2 procurou contribuir com o necessário debate dos enormes problemas enfrentados por nossa categoria. Esse esforço foi recompensado com um avanço em nossa votação nacional: conquistamos 31,7% dos votos válidos, quase oito pontos percentuais acima dos 24% obtidos na eleição de 2007.

Mais do que isso: a Chapa 2 venceu as eleições nos estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Sergipe e Pará, e no Distrito Federal, bem como no sindicato estadual do Rio de Janeiro e no sindicato de Juiz de Fora.

Estas vitórias em diversas bases sindicais, que a cúpula da Fenaj tenta esconder, bem como as votações expressivas recebidas em São Paulo, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e no sindicato do município do Rio de Janeiro, demonstram a vitalidade da oposição e sua consistência programática.

A situação usou e abusou do poder econômico e do fato de controlar diversos sindicatos. Pior ainda, diversos dos membros da chapa situacionista, inclusive seu presidente, empreenderam uma campanha de calúnias contra a Chapa 2, acusando-nos de não defender o diploma! Em vez de debater propostas, a cúpula da Fenaj propagou inverdades, com a finalidade de demonizar a oposição.

A Chapa 2 sempre buscou discutir idéias e o projeto político da Fenaj. A cúpula da entidade, ao contrário, escapa da discussão de conteúdo, escamoteando os erros cometidos e a falência da linha adotada em suas gestões. O presidente da chapa situacionista fugiu dos debates entre as chapas organizados pelos sindicatos de Santa Catarina e do Paraná, ao passo que o presidente da Chapa 2 fez questão de comparecer.

Até a cédula de votação foi utilizada para alavancar votos para o situacionismo. Possuidores de maioria na Comissão Eleitoral Nacional, aprovaram uma cédula que frauda o estatuto da Fenaj, ao vincular explicitamente à Chapa 1 os nomes dos candidatos à Comissão de Ética. Por definição essas candidaturas têm de ser avulsas, desde a inscrição.

Porém crescemos, apesar de todas as manobras! Estamos pedindo recontagem de votos em cinco sindicatos cujo índice de votantes extrapolou em 30% ou mais a média nacional (como na Paraíba, onde chegou a 93% dos jornalistas aptos a votar). E estaremos presentes no Congresso Nacional dos Jornalistas, a realizar-se nos próximos dias em Porto Alegre, com nossos delegados e bandeiras de luta, exercendo o direito democrático de defender nossas propostas e de combater o bom combate.

Chapa 2 LutaFenaj!

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios