terça-feira, dezembro 6, 2022
InícioNOTÍCIASPesquisa permanece aberta até 10 de novembro

Pesquisa permanece aberta até 10 de novembro

Prossegue aberta até o dia 10 de novembro a pesquisa sobre o perfil dos jornalistas brasileiros. O projeto de pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Transformações no Mundo do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (TMT/UFSC) tem o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Os dados consolidados da pesquisa serão divulgados em março de 2013.

O professor da UFSC Jacques Mick, um dos coordenadores do projeto, revela que até o momento já foram recebidas 4.420 respostas ao questionário, o que permite um plano amostral de 2%, com intervalo de confiança de 95%. “Com estes dados já será possível realizar estudos comparativos de todos os estados do Sul, mais São Paulo, Rio de janeiro e Distrito Federal com os dados nacionais”, conta. Segundo ele, para os demais estados do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, até o momento serão possíveis dados comparativos regionais. “Se o número de respostas se ampliar significativamente nos demais estados, será possível também fazer estudos comparativos mais específicos”, destaca.

Os resultados obtidos com a participação espontânea dos profissionais serão comparados a dados colhidos junto a 1.102 jornalistas, uma amostra selecionada entre mais de 92 mil nomes de registrados em funções jornalísticas, em relações fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. É a primeira vez que uma pesquisa com jornalistas brasileiros vai comparar dados de websurvey com levantamentos por amostragem.

O questionário para participação direta está disponível na página da pesquisa na internet – http://perfildojornalista.ufsc.br, onde há mais informações sobre os objetivos, a equipe e os procedimentos metodológicos. O questionário também está disponível em https://pt.surveymonkey.com/s/perfil_jornal_aberto. O tempo médio de preenchimento é de apenas dez minutos.

A pesquisa permanece aberta à participação dos interessados até o a realização do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, de 7 a 10 de novembro, em Rio Branco, e do 10° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e II Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (II JPJor), de 08 a 10 de novembro, em Curitiba.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios