0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Pesquisa permanece aberta até 10 de novembro

Prossegue aberta até o dia 10 de novembro a pesquisa sobre o perfil dos jornalistas brasileiros. O projeto de pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Transformações no Mundo do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (TMT/UFSC) tem o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Os dados consolidados da pesquisa serão divulgados em março de 2013.

O professor da UFSC Jacques Mick, um dos coordenadores do projeto, revela que até o momento já foram recebidas 4.420 respostas ao questionário, o que permite um plano amostral de 2%, com intervalo de confiança de 95%. “Com estes dados já será possível realizar estudos comparativos de todos os estados do Sul, mais São Paulo, Rio de janeiro e Distrito Federal com os dados nacionais”, conta. Segundo ele, para os demais estados do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, até o momento serão possíveis dados comparativos regionais. “Se o número de respostas se ampliar significativamente nos demais estados, será possível também fazer estudos comparativos mais específicos”, destaca.

Os resultados obtidos com a participação espontânea dos profissionais serão comparados a dados colhidos junto a 1.102 jornalistas, uma amostra selecionada entre mais de 92 mil nomes de registrados em funções jornalísticas, em relações fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. É a primeira vez que uma pesquisa com jornalistas brasileiros vai comparar dados de websurvey com levantamentos por amostragem.

O questionário para participação direta está disponível na página da pesquisa na internet – http://perfildojornalista.ufsc.br, onde há mais informações sobre os objetivos, a equipe e os procedimentos metodológicos. O questionário também está disponível em https://pt.surveymonkey.com/s/perfil_jornal_aberto. O tempo médio de preenchimento é de apenas dez minutos.

A pesquisa permanece aberta à participação dos interessados até o a realização do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, de 7 a 10 de novembro, em Rio Branco, e do 10° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e II Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (II JPJor), de 08 a 10 de novembro, em Curitiba.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas