sexta-feira, dezembro 9, 2022
InícioNOTÍCIASSJSC apoio movimento Outubro Rosa

SJSC apoio movimento Outubro Rosa

A jornalista Linete Martins, integrante da diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, representou a entidade no ato de adesão da Assembleia Legislativa ao movimento Outubro Rosa, que chama a atenção para a prevenção e o combate ao câncer de mama.

Proposta pela Bancada Feminina, a participação do Poder Legislativo ao movimento foi marcado pela iluminação rosa da fachado do prédio do Palácio Barriga Verde, inaugurada ontem à noite. “É fundamental o envolvimento em campanhas que dão visibilidade a problemas como o câncer de mama, cujos índices são altíssimos”, afirma Linete. “Nosso sindicato apoia as iniciativas que visem disponibilizar informações à população e o fortalecimento de uma cultura da prevenção. como é o caso desse tipo de câncer, cujo diagnóstico precoce facilita o tratamento”.

O Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2008, através da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). A mobilização é mundial e acontece em diversos estados brasileiros e em outros países. De acordo com a coordenação do Outubro Rosa em Santa Catarina, em 2011 serão diagnosticados 1.570 novos casos de câncer de mama no estado, sendo que 130 serão detectados em Florianópolis.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a maior causa de óbito por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. O Inca estima que este ano cerca de 50 mil mulheres vão apresentar a doença no país. Todavia, é importante enfatizar, as chances de cura também são altas e chegam a 95%, caso a enfermidade seja diagnosticada precocemente.

Saiba mais sobre o Outubro Rosa no site www.amucc.com.br.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios