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Agência Pública e Congresso em Foco se unem para checar declarações de políticos

Na última segunda-feira (3/8), a Agência Pública de Jornalismo Investigativo e o Congresso em Foco lançaram o projeto permanente de fact checking (checagem de fatos, em tradução literal) Truco no Congresso.

Uma equipe formada por jornalistas dos dois veículos checará semanalmente as frases mais relevantes ditas por deputados e senadores dentro e fora do plenário, acompanhando de perto a rotina do Congresso.

“A ideia do Truco é pedir aos parlamentares para colocar todas as cartas na mesa, detalhando os dados e fatos que embasam suas falas mais polêmicas”, esclarece Natalia Viana, co-diretora da Agência Pública.

A primeira edição traz os pronunciamentos feitos pelos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no balanço do semestre legislativo. O projeto nasceu no ano passado, durante as eleições. Jornalistas da agência checavam diariamente o que os presidenciáveis diziam no horário eleitoral. Com a nova parceria, o Truco alcança a Câmara e o Senado.

“Estamos muito animados com essa parceria com a Pública porque a vemos como uma fantástica oportunidade de traduzir o debate político para não iniciados, sobretudo para as pessoas mais jovens. Esperamos também contribuir para tirar a máscara de personalidades e discursos que vagam por aí, como fantasmas, iludindo alguns incautos”, diz o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa.

Os pronunciamentos serão checados a partir do cruzamentos de dados, estatísticas e entrevistas com especialistas. Será atribuída uma “carta” para cada frase checada, indicando se a informação é verdadeira, se está fora de contexto ou se é um blefe.

A iniciativa também pedirá “Truco” aos parlamentares para que eles expliquem melhor suas falas. Outra carta é a “Que medo!”, aplicada quando a equipe considerar as propostas dos deputados e senadores podem ser prejudiciais para uma parcela da população. Também será publicado um texto sobre o tema.

O Truco no Congresso será publicado às sextas-feiras nos sites da Agência Pública e do Congresso em Foco. “A checagem de discurso é uma tendência no jornalismo mundial, por isso achamos importante tornar o Truco um projeto permanente. O objetivo do fact checking é fazer com que mentir custe caro aos nossos governantes”, completa Natalia.

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