0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Campanha Salarial 2010 – Piso de R$ 1.800 e cláusulas sociais são alguns dos pontos fortes da pauta de reivindicação dos jornalistas em Santa Catarina

Florianópolis recebeu no dia 31 de março a 11ª e última assembléia da categoria que discutiu em março os rumos salariais e sociais da classe. Também foram realizadas reuniões em Jaraguá do Sul, Joinville, Tubarão, Criciúma, Lages, Blumenau, Itajaí, Concórdia, Chapecó e São Miguel Do Oeste. Os jornalistas referendaram a pauta original e mais três sugestões recolhidas em Jaraguá do Sul, Joinville e Criciúma. A principal reivindicação financeira é o piso salarial de R$ 1.800, que, segundo o Dieese, está dentro da realidade das empresas e atende em parte as necessidades dos jornalistas.

Foram acrescentadas as seguintes sugestões: 1 – ampliação no prazo do auxílio-creche, que assegura o recebimento do direito social entre o nascimento e 60 meses de idade para filhos de jornalistas (Jaraguá do Sul); 2 – ampliação da licença-maternidade, conforme a nova legislação, assegurando direito de afastamento do trabalho de jornalistas por seis meses (Joinville); 3 – que as empresas contratem jornalistas formados em cursos específicos de jornalismo e com reconhecimento pelo MEC (Criciúma).

Ainda na assembléia de Criciúma, fora da proposta de negociação, foi aprovado que na data de 7 de abril, quando se comemora o Dia do Jornalista, sejam organizadas manifestações pró campanha salarial em todo o Estado. Os profissionais do Sul do Estado já estão se organizando para a atividade e em Concórdia definiu-se que a manifestação por “melhores salários e em defesa do diploma” será no Centro da cidade, na rua do comércio, às 18h, do dia 7 de abril. Outros atos também estão sendo organizados nas demais cidades.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas