InícioNOTÍCIASNota oficial | Sim ao bom jornalismo; não às ameaças e agressões!

Nota oficial | Sim ao bom jornalismo; não às ameaças e agressões!

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina manifesta publicamente sua solidariedade ao historiador, escritor e jornalista Celso Martins, editor do Daqui Jornal e do portal de notícias Daqui, e seu repúdio à atitude do candidato a vereador do PCdoB de Florianópolis, Renato Hercílio Marciano, de seu apoiador Pablo Fernando Dias, e do dirigente estadual do partido Lucas Ferreira, de ameaçar e caluniar o jornalista por meio das redes sociais.

Celso Martins nada mais fez do que divulgar informação de interesse público – regra básica do bom jornalismo – ao noticiar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de indeferimento do recurso do candidato a vereador, confirmando o posicionamento de outras instâncias da Justiça Eleitoral.

A matéria veiculada por Celso na internet no dia 3 de outubro de 2012 esclarece com detalhes os fatos. Orientado por este Sindicato, Celso Martins, mais uma vez, comportou-se com a postura ética e responsável que marca seus mais de 35 anos de exercício da profissão de jornalista.

Consideramos o comportamento de seus detratores lamentável e incompatível com o objetivo de aperfeiçoamento e aprofundamento do processo democrático que deve vigorar permanentemente no Brasil, em especial em períodos eleitorais.

O SJSC colocou sua assessoria jurídica à disposição, caso o jornalista julgue necessário.

Diretoria do SJSC

Florianópolis, 4 de outubro de 2012.