0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Convênio possibilitará à Comissão da Verdade dos Jornalistas acesso a informações oficiais

DOUPublicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (03/07), o Acordo de Cooperação Recíproca entre a Comissão da Verdade dos Jornalistas de Santa Catarina e Comissão de Anistia do Ministério da Justiça possibilitará o acesso a informações oficiais. Estão estabelecidos no documento, também, os objetivos de estabelecer processos de geração de resultados conjuntos, intercâmbios de informações e métodos de trabalho para cumprimento do direito de resgate da memória dos jornalistas vítimas da ditadura militar.

O acordo considera a utilidade recíproca do trabalho de ambas as comissões no processo.  De acordo com o documento, “as informações produzidas e os métodos de trabalho desenvolvidos pela Comissão da Verdade dos Jornalistas tem fé pública e podem facilitar os trabalhos de reparação, memória e verdade da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça”.

Em um prazo de até 20 dias, após a assinatura do acordo de cooperação, serão indicados três membros por cada comissão para compor o Grupo de Integração, que irão verificar a existência de informações, documentos e metodologias de trabalho de interesse comum entre as comissões.

A Comissão da Verdade dos Jornalistas de Santa Catarina pretende investigar documentos no Arquivo Nacional, Arquivo Público de Santa Catarina, nos órgãos que guardam registros das Delegacias de Ordem Política e Social (DOPS) do Paraná e Santa Catarina, além de dados da Comissão de Reparação de Ex-presos Políticos de Santa Catarina.

Sérgio Murillo de Andrade, diretor do SJSC, da FENAJ e membro da Comissão Nacional da Verdade dos Jornalistas informa que o prazo inicialmente estabelecido – 1º de agosto – para a conclusão dos levantamentos nos estados deverá ser prorrogado por solicitação de vários sindicatos. “Deveremos estender os trabalhos das Comissões da Verdade dos Jornalistas até o final de 2013, mas isso será definido na nova reunião da nossa Comissão Nacional, prevista para o início de agosto”, adianta.

Kalyne Carvalho
Jornalista Profissional – 0004107SC
Assessora de Imprensa – Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
(48) 3228-2500

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas