sábado, dezembro 3, 2022
InícioNOTÍCIASConvênio possibilitará à Comissão da Verdade dos Jornalistas acesso a informações oficiais

Convênio possibilitará à Comissão da Verdade dos Jornalistas acesso a informações oficiais

DOUPublicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (03/07), o Acordo de Cooperação Recíproca entre a Comissão da Verdade dos Jornalistas de Santa Catarina e Comissão de Anistia do Ministério da Justiça possibilitará o acesso a informações oficiais. Estão estabelecidos no documento, também, os objetivos de estabelecer processos de geração de resultados conjuntos, intercâmbios de informações e métodos de trabalho para cumprimento do direito de resgate da memória dos jornalistas vítimas da ditadura militar.

O acordo considera a utilidade recíproca do trabalho de ambas as comissões no processo.  De acordo com o documento, “as informações produzidas e os métodos de trabalho desenvolvidos pela Comissão da Verdade dos Jornalistas tem fé pública e podem facilitar os trabalhos de reparação, memória e verdade da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça”.

Em um prazo de até 20 dias, após a assinatura do acordo de cooperação, serão indicados três membros por cada comissão para compor o Grupo de Integração, que irão verificar a existência de informações, documentos e metodologias de trabalho de interesse comum entre as comissões.

A Comissão da Verdade dos Jornalistas de Santa Catarina pretende investigar documentos no Arquivo Nacional, Arquivo Público de Santa Catarina, nos órgãos que guardam registros das Delegacias de Ordem Política e Social (DOPS) do Paraná e Santa Catarina, além de dados da Comissão de Reparação de Ex-presos Políticos de Santa Catarina.

Sérgio Murillo de Andrade, diretor do SJSC, da FENAJ e membro da Comissão Nacional da Verdade dos Jornalistas informa que o prazo inicialmente estabelecido – 1º de agosto – para a conclusão dos levantamentos nos estados deverá ser prorrogado por solicitação de vários sindicatos. “Deveremos estender os trabalhos das Comissões da Verdade dos Jornalistas até o final de 2013, mas isso será definido na nova reunião da nossa Comissão Nacional, prevista para o início de agosto”, adianta.

Kalyne Carvalho
Jornalista Profissional – 0004107SC
Assessora de Imprensa – Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
(48) 3228-2500

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios