sábado, dezembro 3, 2022
InícioNOTÍCIASSindicato convoca assembleias em frente à RIC e RBS

Sindicato convoca assembleias em frente à RIC e RBS

Com a negociação coletiva dos jornalistas estagnada desde o dia 13 de setembro, o SJSC convoca a categoria para as assembleias gerais que acontecerão nesta quinta-feira , 5 de outubro, às 13h e 13h30, em frente ao Grupo RBS e ao Grupo RIC-Record, respectivamente.

Na última audiência no Ministério Público do Trabalho o Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas manteve-se intransigente na proposta de só reajustar os salários em 5%, quando a inflação acumulada até abril foi de 9,83%. Numa tentativa de viabilizar um acordo, o SJSC contrapropôs o pagamento da inflação mais 1% de aumento real, parcelando uma parte retroativa a maio e a outra a partir de novembro. Mas nem assim os prepostos dos donos dos veículos de comunicação cederam.

Diante da falta de entendimento entre as partes, o procurador regional do Trabalho, Alexandre Medeiros da Fontoura Freitas, fez nova proposta mediadora, com reajuste de 5,5% retroativo a maio e um abono de 3,5% a partir de novembro, que seria incorporado aos salários para efeito de cálculos na próxima data-base. O Sindicato dos Jornalistas e o Sindicato das Empresas ficaram de avaliar tal proposta num prazo de 10 dias.

No dia 26 de setembro, o procurador regional do Trabalho deu vistas ao SJSC da resposta que o Sindicato patronal encaminhou por escrito. Novamente agarrados ao discurso da crise, os patrões rejeitaram, também, a proposta mediadora.

Outra audiência no MPT está agendada para o dia 5 de outubro, às 14h30. Por isso o SJSC fará as assembleias na quinta-feira, antes da audiência.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios