quarta-feira, dezembro 7, 2022
InícioNOTÍCIASExperiência, renovação, responsabilidade e compromisso com as lutas dos jornalistas

Experiência, renovação, responsabilidade e compromisso com as lutas dos jornalistas

ILUSTRA CHAPA 1 SJSCA chapa Sou Jornalista, sou FENAJ! é formada por profissionais que têm uma característica em comum: além de se dedicarem ao Jornalismo, dedicam-se também à defesa dos jornalistas e da profissão.

Essa característica é muito relevante porque os jornalistas brasileiros construíram seu movimento sindical conscientes do seu compromisso com a sociedade brasileira, sempre preocupados em garantir sua autonomia em relação a patrões, partidos políticos, governos ou qualquer outra organização social.

Por isso, nós que integramos a chapa Sou Jornalista, sou FENAJ! – e os candidatos que indicamos à Comissão Nacional de Ética – escolhemos o movimento sindical como local de militância e participamos ativamente da vida sindical dos jornalistas. A maioria de nós é dirigente sindical do Sindicato de Jornalistas de cada Estado ou da própria Federação e está na linha de frente das lutas da categoria.

Sem glamorizar as nossas conquistas, sem deixar de reconhecer os limites das nossas ações, sem fantasiar o futuro e sem nos amedrontarmos com a dimensão dos desafios que temos pela frente, assumimos o compromisso de continuar lutando, porque, para nós, a condição de sujeitos da história é irrenunciável. E é por isso que a chapa Sou Jornalistas, sou FENAJ! conta com o apoio da grande maioria dos Sindicatos dos Jornalistas brasileiros.

Com ousadia e perseverança, a FENAJ – que não incorporou o discurso que a atividade está em crise e prossegue na defesa do Jornalismo como necessidade social – vem combatendo os ataques ao Jornalismo, especialmente os que vêm pela direita, que procura provocar uma confusão, proposital, entre Jornalismo e plataformas tecnológicas e uma nítida tentativa de desqualificação da profissão, ou seja, a negação do Jornalismo.

E cabe aos jornalistas e a suas entidades sindicais a defesa dessa atividade, que surgiu de demandas sociais que não desapareceram e, por isso, permanecem atuais e necessárias. Mais do que nunca, pelos ataques constantes e pelas incompreensões ingênuas ou maldosas, o momento é de defesa do Jornalismo e da profissão de jornalista como essencial à sua boa prática. A desregulamentação, que muitas vezes aparece travestida de ideais libertários e libertadores, é uma prática neoliberal que precisa ser denunciada e combatida. É este o nosso compromisso.

Sempre na luta

Contando com os melhores quadros, com experiência e responsabilidade com as lutas da categoria, a chapa Sou Jornalista, sou FENAJ!, presidida por Celso Schröder, tem três candidatos de Santa Catarina:

Valci Zuculoto, candidata à Executiva da FENAJ, formada pela UFRGS, é professora do curso de Jornalismo da UFSC e doutora em comunicação (PUC-RS). Atual 2ª tesoureira da FENAJ, é vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de SC. É conselheira do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, coordena a Rádio Ponto UFSC, a categoria jornalismo do Expocom/Intercom, e o GT Mídia Sonora da Rede Alcar. Autora de diversas obras sobre rádio e jornalismo, já trabalhou na Zero Hora, Rádio Gaúcha, Isto É, O Globo e foi diretora da FM Cultura de Porto Alegre.

Valmor Fritsche, candidato a vice-presidente Regional Sul, é presidente do Sindicato dos Jornalistas de SC. Formado em Jornalismo pela UFSC, trabalhou no Diário Catarinense, no Jornal de Santa Catarina, em A Notícia e no extinto jornal O Estado. Além de assessor de imprensa, foi professor de Jornalismo da UFSC e da Estácio de Sá.

Sérgio Murillo de Andrade é repórter e editor da Agência Quorum e é assessor de vereador do PSOL em Florianópolis. Formado pela UFSC, foi presidente, por dois mandatos, da FENAJ e do Sindicato dos Jornalistas de SC, entidades das quais é diretor. Trabalhou no Diário Catarinense, Gazeta Mercantil e Diário do Sul. Foi assessor de imprensa no serviço público e empresarial e professor de jornalismo no IELUSC.

Chapa 1 – “Sou Jornalista, sou FENAJ!”

Executiva
Presidente: Celso Schröder (RS)
Primeira Vice-Presidente: Maria José Braga (GO)
Segunda Vice-Presidente: Valdice G. da Silva (AL)
Secretário Geral: Guto Camargo (SP)
Primeira Secretária: Valci Zuculoto (SC)
Primeira Tesoureira: Suzana Tatagiba (ES)
Segunda Tesoureira: Samira de Castro (CE)
Primeiro Suplente: Wilson Reis (AM)
Segundo Suplente: Bruno Cruz (RJ)

Vices Presidências Regionais
Vice Centro-oeste: Wanderlei Pozzembon (DF)
Vice Sul: Valmor Fritsche (SC)
Vice Sudeste: Aloísio Moraes (MG)
Vice Nordeste 1: Rafael Freire (PB)
Vice Nordeste 2: Osnaldo Moraes (PE)
Vice Norte 1: José Gilvan da Costa (RR)
Vice Norte 2: Junior Veras (TO)

Departamentos

Educação e Aperfeiçoamento Profissional: Carmen Pereira (RJ), Rafael Mesquita (CE), Rogério Wagner (MG)

Relações Institucionais: José Carlos Torves (RS), Márcia Quintanilha (SP), Luiz Spada (GO)

Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral: Déborah Lima (CE), Edvaldo de Almeida (SP), Bruno Couto (MG)

Cultura e Eventos: Marjorie Moura (BA), Maigue Gueths (PR), Graça Prado (PE)

Mobilização em Assessoria de Imprensa: Luis Carlos Luciano (Dourados), Douglas Dantas (ES), Jane Vasconcelos (AC)

Relações Internacionais: Suzana Blass (RJ), José Nunes (RS), Paulo Zocchi (SP)

Mobilização dos Jornalistas em Produção de Imagem: Land Seixas (PB), Robinson Estrasulas (RS), Lailson Cavalcanti (PE)

Saúde e Previdência: Priscilla Amaral (PA), Regina Oliveira (BA), Luiz Carlos Oliveira (PI)

Conselho Fiscal: Volney Oliveira (AP), Flávio Peixoto (AL), Lúcia Figueiredo (PB).

Comissão Nacional de Ética: Beth Costa (RJ), Sérgio Murillo de Andrade (SC), Romário Schettino (DF), Mário Messagi Jr (PR).

Nós apoiamos, também, Ângela Marinho (CE) para a Comissão Nacional de Ética.

Concepções e propostas

Apresentaremos, no próximo boletim do SJSC sobre as eleições da FENAJ, nossas concepções e propostas para a nova gestão da Federação.

Para mais informações da CHAPA 1 clique AQUI

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios