0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Receita da circulação de jornais supera publicidade

A World Association Of Newspapers (Wan-Ifra) divulgou um relatório no dia primeiro de junho, onde demonstra que a maioria da receita obtida pelos jornais do planeta veio de sua circulação paga, e não da publicidade. É a primeira vez que isso ocorre na história.

“O pressuposto básico do modelo de negócio dos jornais – as verbas publicitárias fornecidas pelos anunciantes para a produção de conteúdo – se foi. Podemos dizer livremente que o público se tornou a maior fonte de receita dos editores”, afirmou Larry Kilman, secretário-geral da organização, durante o 67º congresso da entidade.

Segundo o relatório, 51% da receita nos jornais do mundo veio da circulação paga, somando U$ 92 bilhões de dólares. Já as verbas publicitárias chegaram a U$ 87 bilhões. O estudo abrange 70 países de todos os continentes, responsáveis por 90% do mercado de jornais no mundo, incluindo o Brasil.

15152231
Infográfico: Editoria de Arte da Folha de São Paulo

Disparidades regionais

O documento ainda demonstra como o mercado de notícias tem se comportado de maneiras distintas, conforme o continente. Enquanto na América do Norte, Europa e Oceania, a queda média de circulação foi de 17% nos últimos quatro anos, na Ásia, Oriente Médio e América Latina, a média foi positiva em 13%, puxados especialmente pelo mercado indiano.

Por outro lado, o único lugar o mundo onde houve crescimento das verbas publicitárias para o setor de impressos foi na América Latina. No continente, houve crescimento mais de 27% entre 2010 e 2014, reforçando o modelo de negócios atual.

Porém, a tendência mundial é a migração para a venda de assinaturas digitais – àquelas onde o leitor tem acesso a uma versão digitalizada do jornal impresso por preços acessíveis. Na Folha de São Paulo, maior jornal em circulação no Brasil, as assinaturas digitais já representam 47% da circulação paga da empresa, com média diária de 157.091 edições.

Da Redação do Sindicato dos Jornalistas, com informações da Folha de São Paulo

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas