0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Estudantes da UFSC vencem três modalidades do Expocom Sul e vão disputar prêmio nacional

O curso de Jornalismo da UFSC venceu em três modalidades da Expocom Sul e vai disputar a premiação nacional em setembro próximo, durante a realização do Intercom 2014. Esta etapa regional da Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação aconteceu durante o Intercom Sul, realizado de 8 a 10 de maio na Unisul Pedra Branca.

No total, cinco trabalhos de estudantes da UFSC foram selecionados e concorreram nesta etapa regional (contemplavam diversas áreas, como telejornalismo, radiojornalismo, mídia impressa e online) e três saíram vencedores, sendo, assim, finalistas para a Expocom Nacional. São os seguintes: o programa de rádio “Jornalismo em Debate”, “Sinale: uma nova concepção de revista tablet para surdos” e a telereportagem “A Rotina Física do Lixeiro”.

O programa “Jornalismo em Debate”, inscrito pelo estudante da 6ª fase Guilherme Longo, foi o vencedor na modalidade “Produção Laboratorial em Audiojornalismo e Radiojornalismo”, com edições do primeiro semestre de 2013, sob a orientação da professora Valci Zuculoto e participação do professor Áureo Moraes. “Jornalismo em Debate” é uma produção radiofônica da disciplina Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania. Tem como objetivo a discussão da cobertura jornalística sobre temas em pauta na mídia. As edições vencedoras abordaram temas como religião, América Latina, jornalismo esportivo e os protestos de junho/julho.

“Sinale: uma nova concepção de revista tablet para surdos”, das recém-graduadas Mariane Ventura e Mariane Chiré, foi o vencedor na modalidade “Produção Multimídia”. Sob a orientação da professora Rita Paulino, as estudantes produziram uma revista bilíngue para tablets que fosse acessível a deficientes auditivos. “É a terceira vez que participo da exposição regional e a segunda que faço parte uma equipe vencedora. Estamos muito felizes por ver nossos trabalhos sendo reconhecidos”, conta Mariane Ventura.

O projeto de extensão TJ UFSC – o telejornal diário da Universidade – foi premiado na modalidade “Reportagem em Telejornalismo”, com a matéria “A Rotina Física do Lixeiro”. Apresentada pelas alunas Gabriela Damaceno e Ana Carolina Vaz, foi veiculada no segundo semestre do ano passado, com a orientação da professora Cárlida Emerim.

O Congresso Regional acontece uma vez por ano e engloba os três estados da região sul. Para participar do Expocom, os trabalhos passam por diversas etapas de avaliação. Primeiro, devem ser selecionados e indicados pelo Curso. Depois de inscritos e submetidos ( artigos e produções) no sistema Expocom, são avaliados virtualmente por júris compostos por professores e pesquisadores de todo o país sócios da Intercom. Estes selecionam os cinco melhores trabalhos de cada modalidade para apresentação durante o Intercom Sul, onde disputam o prêmio regional e se vencedores, passam para a etapa nacional .

Agora, então, o próximo passo para os alunos é a participação no Congresso Nacional da Intercom, que será realizado de 2 a 6 de setembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Lá, eles apresentarão mais uma vez seus trabalhos, desta vez concorrendo com os vencedores dos congressos Intercom das demais regiões do país.

Matéria de divulgação elaborada pelo acadêmico Guilherme Longo

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas