segunda-feira, dezembro 5, 2022
InícioNOTÍCIASCursos de Jornalismo em SC

Cursos de Jornalismo em SC

Unisul – Tubarão e Unidavi vão continuar a oferecer curso de habilitação em jornalismo

2/6/2011 – Diferente do que está anunciado no Portal Sulnotícias, o curso de jornalismo da Unisul, em Tubarão, não será fechado.
Após tomar conhecimento da informação do Portal, a assessoria de imprensa do SJSC conversou com o coordenador do curso Ildo Silva, nesta quinta-feira (2). O coordenador negou a informação divulgada no Portal e disse que as inscrições para o vestibular estão suspensas desde janeiro de 2010 enquanto o currículo é reformulado. A faculdade, inclusive, tem o objetivo de promover cursos de treinamento em determinadas áreas do jornalismo para estudantes do curso e profissionais interessados e já formados.
Existem, atualmente, 60 alunos cursando diferentes fases da habilitação. Ildo, que dá aula na Universidade há sete anos e há pouco mais de um mês assumiu o cargo de coordenador de jornalismo na unidade de Tubarão, afirmou que a procura pelo curso diminuiu nos últimos anos. Mas não crê que tenha sido por conta da decisão tomada pelo STF de acabar com a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão. “O menor número de pessoas nas famílias e o aumento do número de cursos no estado, no país, também contribui para a queda na demanda”, completa.

Cordenadora do curso na Unidavi atribui pouca procura à decisão do STF

A coordenadora do curso de habilitação em jornalismo da Unidavi, Sônia Regina, garantiu que as especulações de que o curso na instituição vai acabar são falsas. A oferta de matrículas também foi suspensa para a realização de mudanças no currículo.
Diferentemente do coordenador do curso de jornalismo da Unisul, de Tubarão, Sônia diz que desde o STF determinou que o diploma não é mais necessário para o exercício da profissão, houve queda no número de matrículas. Conforme a coordenadora, em 2010 e 2011 foram feitos processos seletivos, mas o numero de alunos não foi suficiente para abrir uma turma de 40 ou 50 alunos.
“Ainda ontem, em reunião com professores reafirmamos que queremos continuar a oferecer o curso. Também estamos aguardando as decisões finais sobre as novas diretrizes a serem seguidas para a elaboração do novo currículo em jornalismo”, completa.
No momento, 26 alunos cursam sétima fase de jornalismo. A Unidavi formou seis turmas de profissionais até o momento.
Sobre o curso de tecnólogo em Comunicação Institucional, a coordenadora afirma que ele não tem objetivo de substituir o de habilitação e que é voltado apenas para práticas em assessoria de comunicação e mídias digitais.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios