segunda-feira, dezembro 5, 2022
InícioNOTÍCIASSindicato se prepara para o Congresso Estadual

Sindicato se prepara para o Congresso Estadual

As assembléias realizadas entre os dias 12 e 19 de maio por todo o estado de Santa Catarina discutiram três pontos bastante polêmicos envolvendo a luta dos Jornalistas. A campanha salarial, que segue emperrada, o Congresso e a filiação de não-diplomados. Este tema foi discutido e a proposta é que a decisão final a ser levada para o Congresso Nacional seja finalizada no Congresso Estadual.

No que diz respeito à Campanha Salarial os jornalistas optaram por esperar a proposta final dos patrões. Já foram realizadas três reuniões, com alguns avanços nas cláusulas sociais, mas o piso salarial é o que está travando o processo. Os patrões insistem na lógica de piso diferenciado para o interior e capital e não avançam nos valores. O sindicato já apontou que não aceita dividir o piso, pois os jornalistas não podem ser classificados pelo lugar onde atuam. Isso deverá ter seguimento no dia 8 de junho. O sindicato também insiste num piso bem melhor para a categoria.

Já com relação ao Congresso, os jornalistas aprovaram a data de 23 a 25 de julho para a realização do encontro, que será em Balneários Camboriú. Entre os pontos polêmicos que comporão a pauta está a decisão sobre a filiação de não diplomados e a desfiliação da CUT. Os jornalistas tem do dia 20 de junho até o dia 10 de julho para enviar suas teses. O tema do Congresso será: Jornalismo e Sociedade – a soberania comunicacional e os desafios da profissão. Para a abertura serão convidados os cabeça de chapa da eleição da Fenaj, para que discutam com os jornalistas catarinenses os rumos que querem dar à Federação.

O regimento do Congresso estará na página na segunda-feira, para que todos possam se informar e ficar atento aos prazos.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios