InícioNOTÍCIASSindicatos de jornalistas debatem campanhas salariais em Florianópolis

Sindicatos de jornalistas debatem campanhas salariais em Florianópolis

A Vice-presidência Regional Sul da FENAJ e os quatro Sindicatos de Jornalistas da região – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Londrina – promovem, nos dias 3 e 4 de março, em Florianópolis, o Seminário Regional Sul de Campanha Salarial e Negociação Coletiva. O evento destina-se a debater e construir uma atuação conjunta das entidades na região sul, como parte do trabalho de organização sindical da FENAJ por meio de suas vices regionais.

Participarão do Seminário dirigentes e convidados dos quatro Sindicatos e da FENAJ. A proposta é reunir os presidentes e os diretores ou jornalistas da base envolvidos com organização e desenvolvimento das campanhas salariais nos estados do sul, permitindo a troca de conhecimentos e experiências locais, aproximar as direções sindicais, reconhecer e definir reivindicações comuns e desenhar as bases de uma campanha salarial unificada na região.

O evento terá como painelistas advogados, economistas e jornalistas que assessoram o movimento sindical de diversas categorias. Entre os temas a serem abordados constarão a conjuntura econômica e negociações coletivas, o quadro das negociações salariais dos jornalistas brasileiros, pauta de lutas e estratégias de negociação nas redações e assessorias, o papel da comunicação nas campanhas salariais e estratégias de comunicação, organização, mobilização e negociação salarial conjunta dos Sindicatos dos Jornalistas do Sul do país.

Programação

Data: 3 e 4 de março de 2012

Local: Escola Sul da CUT/Hotel Canto da Ilha – Ponta das Canas – Florianópolis – SC

Público: Dirigentes e convidados dos Sindicatos de Jornalistas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Londrina e Paraná e vice-presidência sul da FENAJ.

Sábado (03 de março)

9h30min – Abertura – Presidente da FENAJ, Celso Schröder, vice presidente sul da FENAJ e presidente do Sindicato do RS, José Nunes, presidente do Sindicato de SC, Valmor Fritsche, presidente do Sindicato do PR, Márcio Rodrigues, e presidente do Sindicato de Londrina e diretor da FENAJ, Ayoub Hanna Ayoub.

10h às 12h – Conjuntura econômica e negociações coletivas (a crise global, a realidade brasileira, o quadro das negociações em 2011 e perspectivas) – Afrânio Boppré, economista e professor do Cesusc, José Álvaro Cardoso, Supervisor do Dieese/SC, e Edésio Passos, advogado trabalhista (a confirmar). Mediação de Valci Zuculoto, vice presidente do SJSC e diretora da FENAJ

12h30min às 14h – Almoço

14h às 15h – O quadro das negociações salariais dos jornalistas brasileiros (os principais problemas e as conquistas de 2011) – José Carlos Torves, Diretor da FENAJ, e Antônio Carlos Porto Junior, assessor jurídico do Sindicato dos Jornalistas do RS. Mediação de Sérgio Murillo de Andrade, diretor da FENAJ e do SJSC.

15h às 17h – A realidade local (o quadro das negociações, a situação das principais empresas, a mobilização dos jornalistas de redação e assessoria) – José Nunes (RS), Márcio Rodrigues (PR), Ayoub Hanna Ayoub (LD) e Valmor Fritsche (SC). Mediação de Leonel Camasão, secretário geral do SJSC.

17h – Café

17h30min às 19h30min – Pauta de lutas e estratégias de negociação nas redações e assessorias. Debate aberto a todos os participantes, com mediação do Vice Presidente Sul FENAJ, José Nunes, e secretaria/relatoria dos diretores do SJSC Leonel Camasão e Vera Gasparetto.

20h – Jantar e confraternização

Domingo (4 de março)

9h30 às 10h30min – O papel da comunicação nas campanhas salariais (análise das práticas e veículos de comunicação sindicais, linguagem, a possibilidade das novas mídias e redes sociais) – Celso Vicenzi, jornalista do Sintrafesc, e Gastão Cassel, jornalista da agência Quorum. Mediação de Alexandre Gonçalves, diretor suplente executiva SJSC.

10h30min às 12h30min – Estratégias de comunicação, organização, mobilização e negociação salarial conjunta – Debate aberto a todos os participantes com a mediação do Vice-Presidente Sul FENAJ, José Nunes, e secretaria/relatoria dos diretores do SJSC Leonel Camasão e Vera Gasparetto.

12h30min a 13h – Mesa final, encaminhamentos e encerramento – Presidentes dos quatro Sindicatos e da FENAJ.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios