0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

NOTA OFICIAL | PM deve garantir a segurança pública e não promover a violência

O SJSC vem a público reprovar a desastrosa ação da Polícia Militar de Santa Catarina no último sábado (28/07), no Estádio Mário Balsini, em Criciúma, onde se realizava uma partida do campeonato amador de futebol, e repudiar a tentativa dos policiais de intimidar os profissionais de três veículos de comunicação que trabalhavam no local.

Ao tentar conter os ânimos exaltados dos dirigentes dos clubes que participavam do torneio, os policiais agiram com truculência, chegando ao extremo de dar tiros para o alto e apontar uma pistola na direção de pessoas desarmadas.

Incomodado com a presença de um repórter fotográfico do jornal A Tribuna, o sargento que coordenava a atuação do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) foi na direção do profissional para tentar impedir que ele fotografasse a operação da PM. O repórter fotográfico ainda tentou argumentar que estava apenas fazendo o seu trabalho como profissional da imprensa, direito amparado pela Constituição. Mesmo assim, foi detido e forçado a se encostar num carro em frente ao estádio, num evidente abuso de autoridade e desrespeito à liberdade de imprensa. “Direito constitucional é aqui, ó!”, disse o policial, em resposta ao argumento do repórter.

Estarrecidos com a atitude dos policiais, os outros dois profissionais da imprensa que fotografavam a confusão pararam de fazer as fotos. Pouco depois o repórter fotográfico que havia sido detido foi liberado.

Na segunda-feira, o caso foi denunciado pelo jornal A Tribuna à corregedoria da PM, que abriu uma sindicância para apurar os fatos. O tenente-coronel Márcio Cabral, comandante do 9º Batalhão da PM, adiantou que, comprovados os abusos, o sargento que agiu com violência contra a população e tentou impedir o trabalho da imprensa poderá ser punido com multa ou até prisão militar.

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina acompanhará a apuração rigorosa do ocorrido, e pede à Secretaria de Segurança Pública do Estado que apure rigorosamente o caso, com a responsabilização dos agressores que, a serviço da segurança pública, patrocinaram um episódio de truculência e insegurança coletiva. Como entidade que representa o conjunto dos jornalistas catarinenses, o SJSC exige que atitudes como esta não se repitam e que a Polícia Militar do Estado cumpra o seu papel constitucional de garantir a segurança da população e não pratique a violência contra aqueles a quem deve proteger.

A DIRETORIA DO SJSC

Matérias semelhantes