0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

1º DE MAIO | Futuro dos trabalhadores exige compromisso de luta e solidariedade

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e a Federação Nacional dos Jornalistas saúdam a categoria e os demais trabalhadores brasileiros neste 1º de Maio, data de celebração internacional das conquistas da classe trabalhadora, reafirmando a necessidade da luta coletiva e unitária como alternativa de superação de dilemas históricos nas relações entre capital e trabalho. Combater a onda de desregulamentação e precarização das profissões e das relações trabalhistas é uma necessidade, diante do aprofundamento do quadro de desigualdade e injustiça social.

A preservação e ampliação dos direitos dos trabalhadores no Brasil e no mundo (ao contrário do que vem sendo feito em vários países) é bandeira de luta que requer o protagonismo e a solidariedade dos que clamam por melhores condições de vida e por uma outra perspectiva de sociedade que não a barbárie da fome, da miséria, da violência e da exploração, que subjugam a dignidade humana.

Particularmente quanto à realidade dos jornalistas brasileiros, faz-se necessário reafirmar a importância do seu trabalho como condição para assegurar à sociedade o direito fundamental de acesso à informação de relevante interesse público com qualidade. Tamanha responsabilidade social, infelizmente, tem como contrapartida patronal o arrocho salarial, a superexploração do trabalho e o desrespeito a direitos básicos dos jornalistas.

As lutas pelo estabelecimento de um piso salarial nacional para a categoria, pelo respeito à regulamentação da profissão, com a volta da exigência do diploma, de combate às práticas antissindicais de demissão e/ou afastamento de dirigentes, bem como de combate à crescente violência contra jornalistas e ao cerceamento à liberdade de expressão são necessárias e exigem respostas urgentes das autoridades brasileiras.

Aliadas a isso, bandeiras como a da democratização da comunicação, com a consequente aprovação de um novo marco regulatório do setor, são fundamentais para aperfeiçoar e aprofundar a democracia brasileira e dar voz à classe trabalhadora.

O SJSC, a FENAJ e a Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) conclamam os jornalistas e demais trabalhadores brasileiros a reavivar o espírito do Dia Internacional do Trabalhador, exortando a união da classe trabalhadora, a solidariedade e a esperança no futuro, que é construído na luta cotidiana.

Brasília, 30 de abril de 2012.
Diretoria do SJSC
Diretoria da FENAJ

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas