Estudantes das Faculdades Satc, Jornalistas e apoiadores fizeram, na manhã de hoje (05/08), um ato público de repúdio à decisão do STF em Criciúma. Os profissionais lembraram as pessoas do dia 17 de junho quando os ministros do Supremo determinaram não ser mais obrigado o diploma universitário para exercer a profissão. A movimentação no Sul é uma iniciativa da diretoria regional do Sindicato dos Jornalistas de SC com o apoio de uma comissão formada por quatro estudantes e quatro profissionais da área que organizaram os atos. A participação de estudantes e jornalistas formados mostra que em Criciúma a categoria está unida e fortalecida para lutar em prol do diploma.
A manifestação iniciou por volta das 11h30min, na entrada principal do Terminal Central de Ônibus de Criciúma. Com Faixas e camisetas os jornalistas e estudantes entregaram para a população um panfleto que orienta as pessoas a apoiarem a categoria. A jornalista do Portal Engeplus e também membro da comissão Daniela Niero, conversou com as pessoas para saber suas opiniões. O manifesto contou também com a participação do vereador Ivan Roberto Westphal, o Camisa (PT), que durante o ato colocou adesivo no peito e contribuiu na distribuição dos panfletos e passou e se engajou na luta da categoria, além dos integrantes do Sindicato dos Mineiros de Criciúma.
Este é o segundo ato da comissão “Jornalistas por formação e do sindicato em Criciúma. O primeiro aconteceu na segunda-feira (03/08) com o lançamento do selo que todos estão usando. O evento foi o mais prestigiado por autoridades políticas e empresarias organizado pelo sindicato até hoje no sul.
No próximo sábado os jornalistas e estudantes de jornalismo de Criciúma voltam a se organizar. Desta vez na Praça Nereu Ramos, a partir das 10h30min, com uma panfletagem.
A comissão é formada pelos jornalistas Taize Pizone (Repórter Polícia Jornal da Manhã); Dani Niero (Repórter Portal Engeplus), Emerson Teixeira (Assessor Imprensa Colégio Energia) e os estudantes do curso de jornalismo das Faculdades SATC Juno César, Gabriela Rosso, Miguel Vieira e Lucas Casagrande.
Todos os materiais distribuídos foram cedidos pelas Faculdades Satc.
Todas as ações da comissão podem ser acompanhadas pelo jornalistaformado.blogspot.com.