0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Sindicato fará plantão na cobertura da eleição em SC

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina manterá um plantão no dia 28 de outubro, para assegurar a integridade da categoria o livre exercício da profissão de jornalista. A medida, aprovada pela direção da entidade no início desta semana, deve-se ao aumento das tensões e violência contra jornalistas na cobertura das Eleições 2018.

Entidades ligadas ao jornalismo já contabilizaram mais de 140 ameaças e atos de violência contra jornalistas que cobrem a campanha eleitoral desde o início deste ano. A maioria dos casos ocorre no meio digital (principalmente facebook e twitter) onde os agressores, por discordarem da linha de abordagem ou denúncia expostas em matérias publicadas em veículos de comunicação, expõem indevidamente profissionais de imprensa e estimulam a hostilidade em massa.

Matéria publicada pela Folha de São Paulo após o 1º turno das eleições aponta que entre os autores de violações contra jornalistas estão pessoas públicas e políticos como o economista Danilo Constantino, o humorista Danilo Gentili, os deputados federais eleitos Eduardo Bolsonaro e Joice Hasselmann (do PSL/SP) e os procuradores Marcelo Rocha Monteiro (MP/RJ) e Ailton Benedito (MPF/GO).

As agressões pela internet de repercussão nacional mais recente envolvem a FSP e a jornalista Patrícia Campos Mello, após a publicação da reportagem sobre o impulsionamento ilegal de mensagem por rede social contra o PT financiado por empresários. As agressões à profissional foram repudiadas pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e pela FENAJ. Já a maioria dos casos de agressão física foi registrada em eventos ligados às eleições.

“Vivemos um momento de aumento da violência, da enxurrada de Fake News, de agressões à liberdade de imprensa e mesmo à liberdade de expressão, como se viu em ações de agentes públicos contra atos em universidades e invasões de entidades de classe nos últimos dias”, registra o presidente do SJSC, Aderbal Filho. “Mas isso não pode e não deve inibir a categoria de cumprir sua missão de informar a sociedade e repudiamos todas as agressões ao processo democrático”, completa.

Preocupado com possíveis situações que possam caracterizar assédio, ameaça ou impedimento ao exercício da profissão na cobertura das eleições em Santa Catarina, o SJSC terá plantão jurídico neste domingo. Denúncias ou registro de algum problema devem ser encaminhadas pelos fones (48) 9-9856-0804, 9-9129-7435 e 9-8419-1545, ou para o e-mail diretoria@sjsc.org.br.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas