0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

SJSC recolhe assinaturas contra oligopólio de mídia

Uma das atividades da Semana da Comunicação foi realizada nesta terça-feira, dia 19, das 11 às 14 horas, na frente do TICEN, na Capital. O Sindicato recolheu assinaturas no abaixo-assinado contra o oligopólio de mídia em Santa Catarina e falou com a população sobre a luta pela volta do diploma em jornalismo para o exercício da profissão. O ato contou com a participação e apoio de dirigentes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Florianópolis e Região (SEEB Floripa).

Na Capital as próximas atividades serão as seguintes:

– Dia 21 de outubro, quinta-feira, às 19 horas, no Curso de Jornalismo da Estácio de Sá, debate com os estudantes sobre a luta pela obrigatoriedade da formação superior específica para o exercício do jornalismo e sobre os temas do “Cadernos de Jornalismo 1” do SJSC.

– Dia 21 de outubro, quinta-feira, a partir das 19h, mobilização na Unisul – Pedra Branca, em conjunto com Enecos-Sul e Centro Acadêmico.

Confira o texto do Abaixo-Assinado:

ABAIXO-ASSINADO CONTRA O OLIGOPÓLIO DE MÍDIA EM SANTA CATARINA

O artigo 220 da Constituição Federal diz que os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio. Oligopólio é uma condição na qual um único grupo de empresas domina um determinado mercado. Em Santa Catarina uma única empresa determina o que cada um de nós lê, ouve ou vê. É o Grupo RBS, dono de praticamente todos os meios de comunicação de alcance estadual. Com o oligopólio da informação da RBS, a população catarinense informa-se através de uma única fonte de interpretação da realidade. O problema é que a sociedade
precisa ter vários pontos de vista sobre os fatos, e disso depende a efetivação de uma verdadeira democracia. O Ministério Público Federal em Santa Catarina propôs a Ação Civil Pública nº 2008.72.00.014043-5 para tutelar o direito de informação e expressão dos cidadãos catarinenses. Nós, abaixo-assinados, apoiamos essa iniciativa e exigimos: 1) a realização de Audiência Pública sobre a questão do oligopólio do Grupo RBS em Santa Catarina e 2) o cumprimento da Constituição Federal no que se refere ao assunto.
Encaminhado ao Ministério das Comunicações e ao MPF

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas