0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Chapa 1 comemora vitória da PEC dos Jornalistas e intensifica campanha para as eleições à FENAJ dias 27, 28 e 29 de julho

Em meio às comemorações da aprovação do relatório da PEC dos Jornalistas e na reta final de campanha, os integrantes da Chapa 1 “Virar o Jogo – Em Defesa do Jornalismo e do Jornalista intensificam suas atividades em todo o País. Em Santa Catarina (SC), as ações seguem com a participação dos candidatos locais Valci Zuculoto (2ª tesouraria) e Sérgio Murillo de Andrade (Departamento de Relações Institucionais), e da goiana Maria José Braga (1ª vice-presidente) no V Congresso Estadual dos Jornalistas. O evento, que ocorre desta sexta-feira até domingo – 23 a 25 de julho-, em Florianópolis, promoverá um painel/debate com as duas chapas que concorrem à FENAJ. Maria José Braga será a debatedora pela Chapa 1. O Comitê catarinense da Chapa 1 convida todos os jornalistas, estudantes e professores de jornalismo do estado a participarem do debate, nesta sexta, às 19h, no auditório do Hotel Floph, no centro de Florianópolis. A atividade de abertura do Congresso será aberta aos interessados.

Os candidatos Chapa 1 por SC e seus apoiadores também prosseguem distribuindo o material da “Virar o Jogo” e visitando novos locais de trabalho nestes úlltimos dias de campanha, convocando todos os jornalistas catarinenses para votarem nas eleições da FENAJ, marcadas para a próxima semana, dias 27, 28 e 29 de julho. Lembra que mesmo os que não estão em dia com o Sindicato, podem votar desde que quitem as mensalidades atrasadas deste ano.

Na semana passada, Valci e Murillo estiveram na Agência de Comunicação e no Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também visitaram as assessorias do Governo estadual e Assembléia Legislativa.

Ainda no Sul do Brasil, a “Virar o Jogo” realiza na segunda-feira (26/7) novo roteiro em Curitiba (PR). Maria José, Valci e os candidatos paranaenses Júlio Tarnowski e Ayoub Ayoub visitarão assessorias de imprensa. À noite, a candidata à 1ª vice-Presidência da FENAJ participará do debate promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná. No Rio Grande do Sul, a campanha será intensificada nos próximos dias com visitas aos locais de trabalho do interior e capital. No último dia 20, nem o frio de aproximadamente 6º C de Caxias do Sul, região serrana, atrapalhou as atividades. O candidato a vice-presidente Regional Sul da FENAJ e à reeleição para presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS, José Nunes, com apoiadores, esteve nas redações da RBS TV e do jornal O Pioneiro. Nunes também visitou a redação do Jornal NH, em Novo Hamburgo, região do Vale do Sinos.

Dentro das atividades da campanha, o candidato Celso Schröder (presidente) continua o roteiro pelo Brasil. Nesta sexta-feira (23/7) e sábado (24/7), ele percorrerá locais de trabalho em Fortaleza (CE). No domingo (25/7), Schröder chega na capital da Paraíba, João Pessoa. Terça-feira (20/7) e quarta-feira (21/7), o candidato visitou os jornalistas de Belém do Pará. O atual presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade (candidato a Relações Institucionais) acompanhou parte do roteiro. Em todos demais estados, os candidatos da Chapa 1 intensificam a campanha nestes últimos dias antes das eleições, marcadas para

Nas visitas e encontros com os colegas, Schröder diz que o diploma e a criação do Conselho Federal dos Jornalistas são as pautas centrais. “Há uma expectativa para a aprovação da PEC dos Jornalistas”, ressalta. O candidato salienta que, nas conversas, os colegas mostram total apoio às propostas da Chapa 1 (confira o programa na íntegra no site www.virarojogo.com.br) e aderem à campanha.

Aprovação do relatório é uma conquista de todos

A aprovação do relatório favorável à obrigatoriedade de formação superior para o exercício da profissão de jornalista é uma vitória da categoria e da sociedade brasileira. “É uma conquista que teve todo o empenho da direção da FENAJ e contou com a mobilização da categoria”, ressalta Schröder. “É o começo da virada do jogo!”, aposta. A votação, em Brasília, foi acompanhada por Murillo. “Sempre acreditamos na vitória. O que estranhamos durante a votação foi a ausência dos integrantes da Chapa 2.” A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/09, conhecida como PEC dos Jornalistas, segue para debate e aprovação do plenário da Câmara dos Deputados.

Além da mobilização, o momento pede paciência porque a Câmara trabalha em regime especial devido às eleições para presidente, governadores, deputados federais e senadores. A PEC dos Jornalistas deve ser incluída na pauta dos esforços concentrados de agosto ou setembro. Por isso, a Chapa 1, como mobilizadora que é, convoca todos os colegas para reunir forças e continuar na luta pelo diploma. “A maioria dos parlamentares retorna para seu domicílio neste período. Cada jornalista deve aproveitar para conversar com seu deputado e pedir apoio na votação”, sugere Murillo.

E, a prova de que as ações conjuntas surtem efeitos, foi a aprovação do relatório da proposta por unanimidade. “Conseguimos transmitir para a opinião pública a importância da formação superior por meio das mobilizações. Isto teve reflexo no Parlamento Brasileiro, que se mostra convencido de que o diploma é essencial para desempenhar o Jornalismo de qualidade”, ressalta Schröder.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas