0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

SJSC repudia arbitrariedades da PM contra jornalista em Itajaí

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina manifesta seu veemente repúdio à tentativa de impedimento do exercício profissional do Jornalismo e atentado à liberdade de imprensa praticado por policiais militares no dia 7 de dezembro, em Itajaí, contra a jornalista Franciele Marcon, do jornal Diarinho. A profissional foi vítima de intimidações, xingamentos e ameaça de prisão ilegal.

Na sexta-feira (7/12), por volta das 17h30, quando transitava com uma colega na entrada da comunidade Nossa Senhora das Graças, conhecida como Matadouro, Franciele viu a movimentação de vários PMs com 4 viaturas e duas motos e foi apurar a ocorrência, um assalto. Ela tirou algumas fotos e se identificou como jornalista para um dos policiais. Ao ver o movimento de retirada de um homem detido de uma das viaturas, voltou a fotografar e foi abordada por dois policiais militares à paisana, que tentaram pegar seu celular para apagar as imagens.

Como a profissional se negou a entregar o celular, os PMs ameaçaram detê-la. Quando ela disse que ligaria para o comandante do batalhão e sugeriu que fossem todos a uma delegacia da Polícia Civil, os policiais reagiram com mais intimidações e xingamentos.

Conforme relato mais detalhado, disponível aqui https://diarinho.com.br/noticias/policia/pms-de-itajai-ameacam-jornalista-do-diarinho/, só após atender à exigência dos policiais de mostrar sua carteira de identidade (que foi fotografada e filmada), a jornalista foi liberada.

O SJSC solidariza-se com Franciele Marcon e cobra das autoridades de segurança pública de Santa Catarina a devida apuração de responsabilidades por estes atos arbitrários.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas