InícioAÇÃO SINDICALTRT/SC convoca audiência de conciliação da negociação salarial dos jornalistas para 22...

TRT/SC convoca audiência de conciliação da negociação salarial dos jornalistas para 22 de fevereiro

Às vésperas do início da Negociação Coletiva 2022/2023, os jornalistas de Santa Catarina terão, no dia 22 de fevereiro, nova oportunidade de demover os sindicatos patronais da postura intransigente apresentada nos últimos 2 anos. O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região convocou Audiência de Conciliação para buscar superar o impasse que levou o SJSC a ingressar com Dissídio Coletivo.

Convocada pelo presidente do TRT/SC, desembargador José Ernesto Manzi, a Audiência de Conciliação e Instrução será às 14h, de forma telepresencial, em atendimento às normas de prevenção à COVID-19. O Dissídio Coletivo 0000958-93.2021.5.12.000 tem como relatora a desembargadora e ex-presidente do TRT Maria de Lourdes Leiria.

O centro da divergência é a reivindicação dos jornalistas de reposição das perdas inflacionárias do período sem acordo coletivo, nas datas-base de 2020 e 2021, que foi de 10,24% (INPC acumulado).

Após 8 rodadas de negociações, o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Santa Catarina propôs para a categoria, numa demonstração de insensibilidade com um período de pandemia e aumento do custo de vida, repor apenas um terço da inflação do período (3.80%, a partir de 1º de maio de 2021, ignorando a data-base de 2020). Mesmo com a mediação do Ministério Público do Trabalho, que propôs o parcelamento do pagamento das perdas, o Sindicato patronal enroscou-se em suas próprias pernas e não arredou pé da proposta muquirana. Resultado: as perdas se acumulam e a conta a pagar das empresas (que faturaram com seus negócios e verbas publicitárias) vai ficar maior.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios