InícioAÇÃO SINDICALTRT/SC convoca audiência de conciliação da negociação salarial dos jornalistas para 22...

TRT/SC convoca audiência de conciliação da negociação salarial dos jornalistas para 22 de fevereiro

Às vésperas do início da Negociação Coletiva 2022/2023, os jornalistas de Santa Catarina terão, no dia 22 de fevereiro, nova oportunidade de demover os sindicatos patronais da postura intransigente apresentada nos últimos 2 anos. O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região convocou Audiência de Conciliação para buscar superar o impasse que levou o SJSC a ingressar com Dissídio Coletivo.

Convocada pelo presidente do TRT/SC, desembargador José Ernesto Manzi, a Audiência de Conciliação e Instrução será às 14h, de forma telepresencial, em atendimento às normas de prevenção à COVID-19. O Dissídio Coletivo 0000958-93.2021.5.12.000 tem como relatora a desembargadora e ex-presidente do TRT Maria de Lourdes Leiria.

O centro da divergência é a reivindicação dos jornalistas de reposição das perdas inflacionárias do período sem acordo coletivo, nas datas-base de 2020 e 2021, que foi de 10,24% (INPC acumulado).

Após 8 rodadas de negociações, o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Santa Catarina propôs para a categoria, numa demonstração de insensibilidade com um período de pandemia e aumento do custo de vida, repor apenas um terço da inflação do período (3.80%, a partir de 1º de maio de 2021, ignorando a data-base de 2020). Mesmo com a mediação do Ministério Público do Trabalho, que propôs o parcelamento do pagamento das perdas, o Sindicato patronal enroscou-se em suas próprias pernas e não arredou pé da proposta muquirana. Resultado: as perdas se acumulam e a conta a pagar das empresas (que faturaram com seus negócios e verbas publicitárias) vai ficar maior.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios