0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Presidente do SJSC fala para estudantes em São Miguel do Oeste

Uma semana após assumir o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC), o presidente Valmor Fritsche cumpriu sua primeira agenda no interior do Estado, na última sexta-feira (7). Acompanhado de um dos representantes da direção do sindicato na região Oeste, conselheiro Vagner Dalbosco, Valmor Friscthe falou para estudantes de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda durante a 7ª Semana Acadêmica de Comunicação Social da Unoesc, em São Miguel do Oeste.

O presidente do SJSC falou sobre os principais projetos que serão implantados pela atual gestão, entre eles a criação de um núcleo de estudantes que poderão participar das atividades e assembleias da categoria. “Vocês são nossos futuros colegas de profissão, portanto é fundamental a participação na construção do Sindicato e dos rumos da categoria. Não terão direito a voto, mas terão direito a voz”, ressaltou Fritsche.

O estudante de jornalismo Deonir Dalpiás manifestou a importância desta aproximação do sindicato com os estudantes, e elogiou a iniciativa do núcleo. “Essa proposta de envolver os estudantes é muito bem-vinda, para a gente se envolver nesta luta que também deve ser nossa”, declarou Dalpiás.

Ao ser questionado pelo professor de jornalismo Cassemiro dos Santos Vitorino sobre como a entidade pretende fazer a reaproximação com os profissionais da região, Valmor disse que, além da atuação dos quatro diretores do oeste, a entidade fará em breve uma reunião no município para eleger representantes do sindicato – responsáveis por encaminhar as demandas dos jornalistas do extremo-oeste catarinense.

Valmor também informou aos estudantes sobre a tramitação das PECs 33/2009 e 386/2009, que tramitam no Senado e na Câmara, respectivamente, com o objetivo de restabelecer a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Segundo o presidente do SJSC, o compromisso assumido pelo presidente do Senado, José Sarney, é colocar a PEC 33/2009 na pauta de votação do Senado ainda este ano.

O presidente do Sindicato falou ainda sobre a prática do estágio curricular. Valmor fez uma breve explanação do que está sendo discutido no momento. Ele explicou que a “Proposta de Novas Diretrizes Curriculares”, feita por um grupo de especialistas, foi encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) e hoje se encontra à espera de aprovação no Conselho Nacional de Educação (CNE). O documento propõe a autonomia – Curso de Jornalismo e não mais habilitação dentro da Comunicação Social – e o estágio curricular obrigatório. “Existe também a chamada Proposta dos Jornalistas, que é o Programa de Estágio Acadêmico da FENAJ, aprovado no Congresso Nacional dos Jornalistas de 2008”, disse Valmor. “Pela proposta dos jornalistas, o estágio acadêmico não seria obrigatório e teria o caráter de complementação da formação; além disso, prevê um acompanhamento do Sindicato”.

A coordenadora dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Leoní Serpa, reforçou a importância da presença do Sindicato no dia-a-dia dos estudantes e profissionais que atuam no extremo-oeste de Santa Catarina. “Há muito tempo não ouvimos falar no Sindicato por aqui, o que é ruim, porque acreditamos que o Sindicato tem um papel fundamental para fortalecer a categoria. Por isso nosso curso está aberto ao diálogo e apoia os projetos que serão desenvolvidos, inclusive contribuindo para novas filiações na região”, disse a professora. Segundo ela, cerca de 80 profissionais formados nos últimos anos reivindicam maior atuação do sindicato no extremo-oeste.

O painel, que contou com a presença do presidente do SCSJ, teve ainda a participação do jornalista Aldo Antonio Schmitz, que falou sobre ações e estratégias das fontes no Jornalismo e autografou seu livro “Fontes de Notícias”, lançado recentemente, e do publicitário Max Ceschi, que fez uma explanação sobre o mercado publicitário na região Oeste.

Faça o download da Proposta de Novas Diretrizes Curriculares do Jornalismo e do Programa de Estágio Acadêmico da FENAJ ( Proposta dos Jornalistas).

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas