0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

FENAJ vai ser comandada por uma mulher

Em tempos em que repórter denuncia funkeiro e comunicadoras se unem contra o assédio sexual nas redações espalhadas pelo país, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) volta a ter uma mulher no comando, fato que foi decidido no último fim de semana, quando a eleição para a diretoria da entidade teve seu resultado final divulgado. Encabeçada pela mineira Maria José Braga, a Chapa 1 foi a vitoriosa, com 58,5% dos votos.

Natural de Pato de Minas, no Triângulo Mineiro, a presidente eleita da Fenaj mora em Goiânia, onde atua na área de comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Programada para assumir o comando da entidade jornalística no fim de agosto, com direito a cerimônia durante o Congresso Nacional dos Jornalistas, a profissional tem longo histórico com a Fenaj, onde já foi secretária-geral, tesoureira e vice-presidente no Centro-Oeste. Atualmente, é a 1ª vice da gestão de Celso Schröder.

Com a eleição, Maria José ficará no comando da Fenaj até agosto de 2019. Durante o período, ela terá o apoio do ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, José Augusto de Oliveira Camargo, o Guto, que assumirá a vice-presidência da entidade. De Alagoas, vem a segunda-vice-presidente eleita, Valdice Gomes da Silva. Além deles (e de toda a chapa), foi eleito o quinteto da Comissão Nacional de Ética: Audálio Dantas, Aloísio Morais, Vera Daisy Barcellos, Carmen Pereira e Antônio Pinheiro Sales.

“A atual diretoria da Fenaj saúda a direção eleita e conclama todos os jornalistas brasileiros a celebrarem unidos este essencial momento democrático de definição política e fortalecimento da sua entidade máxima. Neste 2016, quando a nossa Federação completa 70 anos em defesa do Jornalismo e dos jornalistas, também ressalta a importância de eleger, pela segunda vez em sua história, uma mulher para a presidência da entidade”, publica a entidade em seu site oficial.

2ª mulher no comando
Maria José Braga será a segunda mulher a presidir a Fenaj. De 2001 a 2004, Elisabeth Villela da Costa foi presidente da entidade e que fará parte da nova diretoria. Na gestão a ser liderada pela colega de Goiânia, Beth, como a jornalista é conhecida, atuará como secretária-geral. Além das duas e da já mencionada Valdice, a diretora da federação contará com outras cinco mulheres: Valci Regina Mousquer Zuculoto (primeira secretária), Suzana Tatagiba Fundão (primeira tesoureira), Samira de Castro Cunha (segunda tesoureira), Carina Paccola (vice Sul) Márcia Regina Quintanilha e (vice Sudeste).

Fonte: Comunique-se

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas