0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Sindicato registra com pesar a morte do jornalista Valdir da Silva, o Catarina, em Blumenau

valdir-catarina

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina registra com grande pesar o falecimento, neste sábado (30), de Valdir da Silva, o Catarina, que estava internado no hospital Santo Antônio, em Blumenau. Depois de ser velado na Capela Mortuária Nossa Senhora Aparecida, o corpo do jornalista foi sepultado no cemitério da Rua Bahia, na manhã de domingo.

Com passagens pelas redações do Jornal de Santa Catarina e Zero Hora, Valdir Catarina chefiou a equipe responsável pela diagramação do Diário Catarinense, lançado em 1986 como o primeiro jornal totalmente informatizado do Brasil. Lá, permaneceria até 1989, transferindo-se para Blumenau, sua cidade natal e onde tem familiares. A missa de 7° dia será realizada na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no próximo dia 6 (sábado), às 19 horas.

“Trabalhei com ele na diagramação do Diário Catarinense, quando eu ainda era estudante de Jornalismo, em meados de 1986, e pude aprender muito; Catarina era rápido e resolvia as páginas com objetividade e precisão”, lembra Valmor Fritsche, presidente do SJSC. “Grande figura humana, era um profissional muito respeitado pelos colegas; foi um pioneiro, soube fazer com competência e extrema dedicação a transição do jornal ainda diagramado no papel para um processo totalmente digital, isso numa época em que os melhores computadores tinham uma memória inferior a qualquer telefone celular de hoje em dia”.

valdir-catarina 2

Marcelo Fernandes, à época subeditor da Diagramação, conta que a fase de pilotos do DC foi uma loucura: “Com o Valdir Catarina no comando, passávamos madrugadas ensaiando todas as operações, da reportagem ao fotolito. Houve momentos de grande tensão quando perdíamos arquivos pelas deficiências iniciais do sistema que ainda se adaptava; Catarina buscava a perfeição até o fim”.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas