Publicações

O Sindicato dos Jornalistas reuniu algumas publicações que podem orientar a categoria no exercício da profissão. São manuais, cartilhas e livros para auxiliar na capacitação profissional, na atualização e produção de novos conteúdos. Tem alguma sugestão? Envie-a pelo email diretoria@sjsc.org.br ou poste nos comentários. Todos os arquivos estão no formato PDF (Portable Document Format / Formato de documento portátil), acessível tanto para computadores pessoais quanto para dispositivos móveis como smartphones, tablets e e-books.

[divider style=”solid” top=”5″ bottom=”5″]

[highlight color=”yellow”]Manual de Jornalismo da EBC [/highlight]

manualebcA Empresa Brasil de Comunicação produziu, em 2013,  documento que sistematiza as diretrizes éticas e técnicas que orientam o trabalho dos jornalistas da autarquia. Por ter caráter público, o manual da EBC foi elaborado com base nas diretrizes da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e também na Declaração da Unesco sobre as mídias (todas em anexo ao manual).

Clique para baixar

[divider style=”normal” top=”20″ bottom=”20″]

[highlight color=”yellow”]Lei de acesso às informações públicas: o que você precisa saber[/highlight]

LAIProduzido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o guia “Lei de Acesso a Informações Públicas – O que você precisa saber”, é uma publicação financiada pelo Programa Internacional para Desenvolvimento da Comunicação da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Comunicação e Cultura). O material resume os principais pontos da Lei de Acesso às Informações Públicas (nº 12.527/2011) em linguagem direta e acessível, com o objetivo de facilitar o uso da regra. Traz também conteúdo detalhado sobre pontos-chave como transparência ativa, recursos e prazos de sigilo, apontando legislações relacionadas, o que pode ser muito bem utilizado por jornalistas.

Clique para baixar

[divider style=”normal” top=”20″ bottom=”20″]

[highlight color=”yellow”]Ferramentas Digitais para Jornalistas[/highlight]

137022,OPublicado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, Ferramentas Digitais para Jornalistas, de Sandra Crucianelli, dá ênfase às técnicas mais utilizadas para buscar e processar informações e registra muitas outras mudanças e ferramentas jornalísticas que surgiram nos últimos seis anos. O livro é um guia, e não tem pretensões de ser uma lista de dicas que devem ser seguidas rigorosamente, mas orientar repórteres que trabalham no ambiente digital.

Clique para baixar

[divider style=”normal” top=”20″ bottom=”20″]

[highlight color=”yellow”]Manual de Jornalismo de Dados 1.0[/highlight]

manual jornalismo de dadosO livro The Data Journalism Handbook nasceu de um workshop de 48 horas no Festival Mozilla 2011, em Londres. Ele se desdobrou em um esforço internacional colaborativo envolvendo dúzias dos principais defensores e melhores profissionais do jornalismo de dados. A versão em português foi elaborada pelo EJC (European Journalism Centre) em conjunto com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

Clique para consultar (versão em HTML)

[divider style=”normal” top=”20″ bottom=”20″]

[highlight color=”yellow”]A investigação a partir de histórias: um manual para jornalistas investigativos[/highlight]

O valor e a importância da precisão, do cuidado e da busca detalhada de informações pelo jornalismo investigativo em uma democracia são cada vez mais reconhecidos. Foi por esta preocupação que a Unesco editou o livro A investigação a partir de histórias: um manual para jornalistas investigativos. de Mark Lee Hunter, é um guia amplamente reconhecido por jornalistas investigativos de várias partes do mundo, publicado pela primeira vez em 2009, em diversas línguas.

Clique para baixar

[divider style=”normal” top=”20″ bottom=”20″]

[highlight color=”yellow”]Formação Superior em Jornalismo: Uma exigência que interessa à sociedade[/highlight]

formaçãoFruto de uma parceria entre a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), esta coletânea de artigos em dois volumes debate a necessidade da formação superior no jornalismo , a partir da visão de jornalistas, professores e especialistas da área. O livro é uma valiosa contribuição ao debate. Recupera o histórico desse longo debate,que tem mais de 80 anos no país. 

Volume 1 e Volume 2

 

 

[highlight color=”yellow”]Jornalismo em Perspectiva[/highlight]

Este livro marcou as celebrações dos 50 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina. A obra, fruto da contribuição de diversos autores, aborda as transformações no jornalismo nas últimas décadas, marcadas pelos avanços tecnológicos e pela consolidação do jornalismo como uma atividade vital para a sociedade, constituindo-se, também, em um resgate da história do jornalismo catarinense.

Clique para baixar