0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Jornalistas lançam livro sobre “caminho do ouro” de Florianópolis

a caminho do ouroOs jornalistas Marli Cristina Scomazzon e Jeff Franco lançam, no dia 5 de novembro de 2015, às 19 horas, na Fundação Badesc o livro “A Caminho do Ouro – norte-americanos por Santa Catarina”. A obra trata de viajantes em busca de ouro recém descoberto na Califórnia. O meio mais fácil e bem conhecido de chegar até lá era pelo mar, contornando a América do Sul com paradas obrigatórias para reabastecer de água, víveres e eventuais conserto dos navios.

Santa Catarina era a primeira parada obrigatória após dois ou três meses de viagem. E a alegria de finalmente por os pés em terra novamente era muito grande. Deliciados com a abundância de frutas, a qualidade da água, o gosto do café e a vegetação exuberante, estes navegantes acreditavam ter chegado no paraíso. A parada dava-se perto do forte de Anhatomirim.

Como não havia muito o que fazer nestes barcos escrever era o passatempo predileto de grande parte dos viajantes. E eles deixaram milhares de manuscritos e cartas contando não somente a viagem mas também a passagem pela ilha.

Os autores tiveram acesso a dezenas destes relatos e os trazem de novo a vida neste livro. A narrativa trata de um período até hoje desconhecido na história de Santa Catarina. As descrições detalhadas da paisagem e da vida na ilha formam um belo retrato e através dos olhos destes viajantes conseguimos ver a Desterro de dois séculos atrás, seus fortes e ilhotas e sua beleza inesquecível.

Em outro capitulo, também baseados em relatos oficiais e reportagens de jornais brasileiros pode-se saber como os ilhéus sentiram esta invasão e como reagiram a ela. Existiam aqueles que se esforçaram ao máximo em ser bons anfitriões, outros viram no episódio uma boa oportunidade de lucro e teve quem se exasperou com a avalanche de homens ruidosos e ávidos por aventuras.

Mais informações em acaminhodoouro@hotmail.com

(48) 8809-6761 com Marli Cristina Scomazzon

Ou Editora Insular www.insular.com.br

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas