0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Em defesa da integridade física do jornalista Raul Sartori e da liberdade de imprensa

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina solidariza-se com o jornalista Raul Sartori, ameaçado de morte, no dia 26 de novembro do corrente ano, pelo vereador Leonir Maestri, na cidade de Nova Trento (SC). A entidade solicitou, nesta sexta-feira (28/11), providências do Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Augusto Grubba,  no sentido de garantir a integridade física de Raul Sartori e responsabilização dos que o ameaçam.

Em sua página no facebook, o jornalista relatou que acompanhava, no dia 26/11, a instalação da CPI que vai investigar indícios de fraude em notas fiscais de despesas que três vereadores locais – o próprio Maestri, Valfredes Marchi e o presidente da Casa, Airton Dalbosco – fizeram durante a Marcha dos Prefeitos, em maio, em Brasília, quando, de fora da sala, o vereador Leonir Maestri agrediu-o verbalmente chamando-o de “bandido” e dirigindo ofensas ao jornal “O Trentino”. Ao final da sessão, na frente da Câmara de Vereadores de Nova Trento, Maestri abordou Raul Sartori, proferindo a frase “a tua hora vai chegar” e gesticulando com os dedos indicador e polegar como se estivesse apontando uma arma.

Sartori relata, também, que há um ano recebeu outra ameaça de morte, junto com sua sócia e sobrinha, Vanessa Ruberti, do filho de Maestri, Tiago, devido a uma notícia publicada no jornal informando de uma condenação judicial sofrida pelo seu pai. O processo tramita no Fórum da Comarca de São João Batista. Nas duas situações o jornal se limitou exclusivamente a informar, sem emitir qualquer juízo ou opinião.

Raul Sartori registrou, no dia 27 de novembro, o Boletim de Ocorrência Nº 00287-2014-01373 na Delegacia de Polícia de Nova Trento e aguarda convocação da autoridade policial local para depoimento. O SJSC prosseguirá atento ao caso e na defesa do jornalista e da liberdade de imprensa.

Florianópolis, 28 de novembro de 2014.

Diretoria do SJSC

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas