0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Comissão Nacional de Ética analisa processos e protesta contra quebra de sigilo de fonte

FullSizeRenderReunida em Brasília, no dia 11 de setembro, a Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas posicionou-se sobre processos de desvio ético encaminhados em grau de recurso e finalizou os preparativos para o lançamento de uma pesquisa sobre o controle editorial nas redações brasileiras. A CNE também protestou contra a cassação de uma liminar que suspendia a quebra de sigilo telefônico do jornalista Allan de Abreu e do jornal “Diário da Região”, de São José do Rio Preto (SP).

Em sessão aberta, no julgamento do processo do deputado Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada (PSDB/SP), conhecido como Coronel Telhada, contra a jornalista Lúcia Rodrigues, a CNE decidiu confirmar posicionamento da Comissão de Ética dos Jornalistas de São Paulo, entendendo que a profissional não cometeu as alegadas incitação à violência, obtenção de vantagens pessoais, imprecisão na divulgação de informações e danos à imagem do requerente.

Já quanto ao recurso da jornalista Francisca Wanessa Delfino Canutto contra decisão da Comissão de Ética dos Jornalistas do Ceará, a Comissão Nacional acatou o pedido e anulou a decisão, por entender que houve vício procedimental no julgamento do caso em âmbito estadual. A Comissão Nacional de Ética considerou que o julgamento do mérito ficou comprometido em função do envolvimento de um dos membros da Comissão de Ética cearense com o processo.

Pesquisa
A CNE também revisou o formulário de uma pesquisa sobre o controle editorial nas redações brasileiras, a ser lançada em outubro ou novembro de 2015. Proposta pelos professores Mário Messagi Júnior e Ester Athanásio, da UFPR, a pesquisa será aplicada pelo Departamento de Jornalismo da instituição, com apoio da FENAJ.

“Trata-se de um aprofundamento da pesquisa Quem é o Jornalista Brasileiro, lançada em 2012, mais voltada para as questões da ética profissional”, explica o presidente da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas, Sérgio Murillo de Andrade. Antes de ser lançada, a proposta de pesquisa será apresentada no XX Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), que acontece em Fortaleza, de 1º a 3 de outubro.

Na reunião também foram discutidos os preparativos para um Seminário Nacional de Ética, em 2016, com indicativo de que seja realizado em Londrina (PR). A confirmação do evento, porém, ainda requer a confirmação de questões organizativas e estruturais.

Recursos
A Comissão Nacional de Ética se posicionou contra recente decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, que autoriza a quebra de sigilo telefônico do jornalista Allan de Abreu e do jornal “Diário da Região”. A CNE pede a revisão da decisão, por considerar que “agride ao Jornalismo, à Constituição e ameaça a própria democracia”.

Veja a íntegra da manifestação da CNE a seguir.

NOTA DE PROTESTO

A Comissão Nacional de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ – protesta veementemente contra a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli que cassou uma liminar do próprio Tribunal que suspendia a quebra de sigilo telefônico do jornalista Allan de Abreu e do jornal “Diário da Região”, de São José do Rio Preto (SP). Em maio de 2011, Abreu publicou reportagens sobre a operação Tamburutaca, deflagrada pela Polícia Federal para apurar denúncias de corrupção na Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, em São José do Rio Preto. O Ministério Público solicitou à Justiça Federal a quebra de sigilo da redação para descobrir a fonte das informações publicadas na reportagem.

No entendimento da Comissão Nacional de Ética o direito constitucional de sigilo da fonte, muito mais do que uma prerrogativa profissional dos jornalistas, é instrumento garantidor do direito à livre informação da cidadania. A decisão do ministro Dias Toffoli agride ao Jornalismo, à Constituição e ameaça a própria democracia e, por isso, deve ser imediatamente revista.

Brasília, 11 de setembro de 2015.

Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas Brasileiros

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas