0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Após ato na Câmara, presidente anuncia votação para o Dia do Jornalista

foto2A mobilização da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e dos Sindicatos, ocorrida na quarta-feira (25/3), na Câmara dos Deputados, surtiu efeitos. No final da tarde, a bancada do PMDB decidiu pelo apoio à PEC do Diploma e o presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha, anunciou ao deputado Paulo Pimenta (PT/RS), que a proposta irá a voto em 7 de abril, Dia do Jornalista. O SJSC e a coordenação estadual da campanha em defesa do diploma trabalham para conquistar o voto favorável de todos os parlamentares catarinenses.

Dirigentes da FENAJ e dos Sindicatos de Jornalistas, acompanhados por profissionais e estudantes, começaram a mobilização pela aprovação da PEC no início da tarde de quarta-feira, visitando gabinetes e passando pelos plenários onde ocorriam reuniões da comissões. Diversos deputados foram abordados e a grande maioria declarou seu voto favorável.

Os deputados Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), e Arnaldo Jordy, vice-líder do PPS, anunciaram que as bancadas de seus partidos já decidiram pela aprovação da PEC. Edmar Arruda, vice-líder do PSC, anunciou que o Partido não fechou questão, mas que a maioria da bancada apoia a luta dos jornalistas.

No final da tarde, após reunião da bancada, o vice-líder do PDMB, deputado Daniel Vilela, de Goiás, comunicou aos jornalistas que a bancada havia aprovado o apoio à PEC do Diploma. O anuncio foi feito logo após o encerramento do ato pela aprovação da PEC, realizado no Salão Verde da Câmara. No início da noite o líder do PMDB, Leonardo Picciani, do Rio de Janeiro, confirmou a posição do partido.

Durante o ato, a deputada Luizianne Lins (PT/CE), que é jornalista, disse apoiar integralmente a luta da categoria. Segundo ela, os jornalistas precisam de ser reconhecidos e valorizados. O deputado Edmilson Rodrigues também compareceu ao ato e enalteceu a formação de nível superior para a evolução do conhecimento humano.

A vice-presidente da FENAJ, Maria José Braga, defendeu a regulamentação da profissão, com a volta da exigência do diploma para o exercício da profissão. Segundo ela, o Jornalismo é uma atividade imprescindível à democracia e, por sua importância, exige profissionais qualificados. “O Jornalismo é garantidor da liberdade de expressão coletiva. É por meio dos jornalistas que a sociedade pode ter acesso à diversidade e pluralidade de opiniões”, disse.

Caravana

O ato em defesa da PEC do Diploma na Câmara dos Deputados contou com a participação dos dirigentes da FENAJ, José Carlos Torves e Wanderlei Pozzembom. Os sindicatos de jornalistas do país foram representados pelos presidentes dos sindicatos dos estados do Espírito Santo, Marília Poletti; de Goiás, Cláudio Curado; de Minas Gerais, Kerison Lopes e do Pará, Roberta Vilanova, além do coordenador-geral do Sindicato do DF, Jonas Valente, e do vice-presidente regional do Sindicato do Paraná, José Roberto Geremias e o ex-presidente da FENAJ, Américo Antunes.

Além da participação dos dirigentes sindicais, a mobilização foi reforçada por uma caravana de profissionais e estudantes de Jornalismo de Goiás e por estudantes do Uniceub, de Brasília. A FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas vão organizar novo ato pela aprovação da PEC do Diploma, a ser realizado no Dia do Jornalista. “Queremos que o ato se encerre com a comemoração da vitória”, afirmou Maria José, que representou a FENAJ.

Em busca do 100% Sim

Nesta semana a movimentação junto aos parlamentares catarinenses ganhou nova adesão. Em contato com o diretor do SJSC Romeu Scirea Filho, o deputado Valdir Colatto, que antes constava no Placar da PEC em SC como indeciso, anunciou seu apoio à proposta. Já haviam se posicionado favoráveis os deputados Celso Maldaner (PMDB),  Cesar Souza (PSD), Décio Lima (PT), Edinho Bez (PMDB), Esperidião Amin (PP), Geovânia de Sá (PSDB),  Jorge Boeira (PP), Jorginho Mello (PR), Marcos Tebaldi (PSDB), Mauro Mariani (PMDB), Pedro Uczai (PT), Rogério Peninha (PMDB) e Ronaldo Benedet (PMDB).

Aderbal Filho, presidente do SJSC, informa que diretores do SJSC e a coordenação estadual da campanha em defesa do diploma buscarão novo contato com os deputados Carmen Zanotto (PPS) e João Rodrigues (PSD), que no último levantamento haviam se manifestado indecisos. “Vamos dialogar e buscar sanar as dúvidas destes dois parlamentares que são muito importantes para nós. Queremos tentar encerrar esta semana sendo o primeiro estado com o apoio de 100% da bancada federal à PEC do Diploma, assim como ocorreu na votação no Senado”, disse.

placar pecsc 31032015

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas