0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Documentário sobre a TV Coligadas estreia em Blumenau

Registro histórico, relevância jornalística e comunitária, saudosismo. No dia 1º de junho, ocorre o lançamento do documentário “TV Coligadas – A aventura do Canal 3”, filme que destaca parte da história e da trajetória da primeira emissora de TV de Santa Catarina, a TV Coligadas, que nasceu em Blumenau. O evento será no espaço Cultivarte, no Instituto Blumenauense de Ensino Superior, IBES Sociesc, às 18h45, com entrada gratuita e aberto à comunidade.

O projeto, idealizado pelo jornalista André Luiz Bonomini, é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Blumenau e pela Fundação Cultural de Blumenau, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura. Foram produzidas mil cópias do DVD e parte delas será distribuída gratuitamente para a rede pública de ensino e universidades de Blumenau e região. Uma cópia em vídeo das entrevistas na íntegra, documentos e fotos coletadas no processo de pesquisa e produção do filme serão doados ao Arquivo Histórico de Blumenau.

Para Bonomini, a imprensa blumenauense teve vários pioneirismos, e a TV Coligadas foi um deles. “Muito além do que foi o surgimento de uma emissora, a Coligadas trouxe para o estado um novo meio de comunicação, que permitisse nos ver e ver a nossa terra, o jornalismo ganhou não apenas um novo veículo para se trabalhar, mas também uma nova maneira de transmitir a informação diária e necessária a todos, dando ao estado a sua cara em cada acontecimento” explica.

A ideia do documentário surgiu em 2015. “Desde o início da vida no jornalismo procurei inserir nos materiais que produzia e nas matérias do meu blog um contexto histórico. Sou aficionado por história e me sinto uma espécie de “antiquário ambulante”. A TV Coligadas sempre foi, dos assuntos da história de Blumenau, o que mais me interessava e me fazia buscar informações, pesquisar dados e materiais. Em uma conversa informal com uma amiga jornalista, na época, surgiu a ideia de um documentário sobre o assunto. Hoje dividimos esse registro com o público”, acrescenta Bonomini.

Segundo a produtora Soila Freese, que assina a direção geral do documentário, o foco do projeto é a pesquisa e registro de uma história que ainda vive na memória de quem participou da trajetória da TV Coligadas. O formato do filme foi pensado para levar ao público essa pesquisa de forma atrativa. “Registrar os primórdios da comunicação catarinense é falar da história de Blumenau e, acima de tudo, prestar reverência a parte importante do patrimônio cultural da cidade. A história da TV Coligadas evidência uma das qualidades que seguiu a cidade desde o tempo de colônia: o pioneirismo. Foi com o espírito empreendedor que Blumenau saiu à frente da comunicação no estado, em 1º de setembro de 1969, com o nascimento da primeira emissora”, comenta.

Foram 11 entrevistados, entre pessoas do setor administrativo da emissora, comunicadores, apresentadores e ex-funcionários da Coligadas: Airton Floriani, Antônio Amaro de Souza (Tico), Carlos Braga Mueller, Flávio J. A. Coelho, Ingo Penz, José Geraldo Pfau (Zé Pfau), Oscar Jenichen, Osmar Laschwitz, Sueli Petry, Victor Sasse e Zair Anibal de Souza (Zico). “Personalidades que com sua contribuição construíram esta história praticamente à lenha, à martelo”, conclui Bonomini. O jornalista pretende lançar um livro com o relatos e materiais colhidos nesta pesquisa.

SERVIÇO
Lançamento do documentário “TV Coligadas – A aventura do Canal 3”, em Blumenau
1º de junho, às 18h45
No espaço Cultivarte, no Instituto de Ensino Superior IBES Sociesc (Rua Pandiá Calógeras, 272 – Jardim Blumenau)
Entrada gratuita e aberta ao público
Classificação etária livre
Tempo do documentário: 30 minutos

FICHA TÉCNICA
Projeto e Pesquisa: André Luiz Bonomini
Direção de Produção: André Luiz Bonomini
Direção Geral: Soila Freese
Produção Executiva:  Mono Produções Culturais

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas