0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Evento em Brasília consolida Frente pelo Piso Nacional dos Jornalistas

Um café da manhã em Brasília, na última quarta-feira (25), com a participação de 30 parlamentares e dirigentes da FENAJ e de Sindicatos de Jornalistas, consolidou o movimento pela criação da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Jornalistas. O lançamento oficial da Frente Parlamentar e da campanha pela aprovação do PL 2960/2011, de autoria do deputado federal André Moura (PSC/SE), será no dia 30 de maio.

Na atividade foi consolidada a Mesa Diretora da Frente, que será presidida pelo autor da proposta, e seus coordenadores – 22 já foram indicados – junto às bancadas federais dos estados e do Distrito Federal. Dos 513 deputados federais, 327 já subscreveram seu apoio à criação da Frente Parlamentar.

Em seu discurso, o deputado André Moura destacou a necessidade de corrigir as distorções salariais dos jornalistas, que em geral ganham baixos salários e têm pisos diferenciados em diversos estados. Ele lembrou que muitas vezes estes profissionais necessitam trabalhar em mais de dois empregos para sobreviverem. “Sem uma remuneração melhor para os jornalistas, como eles terão mais liberdade e condições de levar informação de qualidade à população?”, questionou.

Já o presidente da FENAJ, Celso Schröder, agradeceu o apoio dos parlamentares e lembrou que a categoria já esteve próxima da conquista de um piso unificado nacionalmente, quando, em 1985, o Congresso Nacional aprovou um projeto de lei neste sentido, que foi vetado pelo presidente da República. Schröder sustentou que salários dignos e boas condições de trabalho aos profissionais são condições fundamentais para qualificar o Jornalismo.

A FENAJ, que nos próximos dias indicará um de seus dirigentes para compor a coordenação da Frente Parlamentar, articulará com o autor do PL 2960/2011, na próxima semana, a distribuição dos materiais da campanha em defesa do Piso Nacional dos Jornalistas e uma agenda de atividades. Uma das propostas é realizar atos estaduais de reforço ao lançamento da Frente Parlamentar no dia 30 de maio.

Além de Celso Schröder, representaram o movimento sindical dos jornalistas no evento os diretores da Federação Antônio Paulo da Silva, José Carlos Torves, Suzana Blass (que também é presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro), Luiz Edmundo Continentino Porto, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro, e Osnaldo Moraes, diretor do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas