0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Procuradoria vai investigar ameaças contra Sakamoto

Em depoimento à Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, divisão do Ministério Público Federal em São Paulo, o jornalista Leonardo Sakamoto relatou que vem sofrendo tentativas de intimidação após a circulação de notícias falsas na internet. O órgão encaminhou ofício à Policial civil pedindo que as ameaças sejam investigadas.

Há três meses, o profissional foi vítima de uma onda de ataques e coações quando o jornal mineiro Edição do Brasil publicou uma falsa entrevista e atribuiu ao jornalista a fala de que “os aposentados são inúteis à sociedade”. O veículo já desmentiu o ocorrido, reconheceu que o conteúdo não era verdadeiro e abriu espaço para publicação de uma retratação redigida pelo próprio jornalista.

Ainda assim, desde então, Sakamoto tem sido alvo de ofensas, ameaças de agressão e de morte. De acordo com informações divulgadas no site da Procuradoria da República em São Paulo, nessa terça-feira, 26, o jornalista já teria passado por constrangimentos também em locais públicos, onde já foi agredido verbal e fisicamente.

Além da divulgação de notícias falsas, Sakamoto descreveu que também é perseguido, desde o final de 2014, por sua atuação relacionada ao combate ao trabalho escravo e defesa dos direitos das minorias. “Essas difamações ficam meses e anos na internet, sobrevivendo de incautos. É conteúdo que, difundido por pessoas e grupos que promovem o ódio e a intolerância, municia pessoas sem discernimento. Que, no limite, fazem justiça com as próprias mãos”, afirmou.

Para o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Pedro Antonio de Oliveira Machado, a situação denunciada merece atenção. Ele argumenta também que “a liberdade de imprensa, de expressão e de opinião são conquistas civilizatórias e atributos inerentes a uma verdadeira democracia”.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas