0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Jornalista autografa o conjunto de livros Brado Retumbante

Quatro anos de pesquisas, entrevistas com 70 personalidades que marcaram a redemocratização brasileira, compondo um abrangente painel da história política recente do País. O resultado é o conjunto de livros Brado Retumbante, que o jornalista e escritor Paulo Markun lança na Livraria Saraiva do Beira Mar Shopping, a partir das 19 hs do dia 4 de dezembro próximo. 
Composta por dois volumes, a obra se divide em “Na lei ou na marra” (424 páginas), que aborda o período de 1964 a 1968, e “Farol alto sobre as Diretas” (480 páginas), que trata dos anos 1969 a 1984. Os livros desvendam os processos que levaram o Brasil a entrar e, décadas depois, deixar para trás a ditadura, retomando a trilha da democracia. 
Com patrocínio da Uninove e do Instituto de Cultura Democrática (ICD), Brado Retumbante traz depoimentos, gravados em vídeo, de políticos, artistas, sindicalistas, intelectuais, jornalistas…., pessoas como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney, os senadores Eduardo Suplicy, Álvaro Dias, Cristovam Buarque, Roberto Requião, Marta Suplicy e Aloysio Nunes Ferreira, o ex-ministro e governador José Serra, os jornalistas Ricardo Kotscho, Franklin Martins, Marcelo Tas e Carlos Nascimento e os artistas Roger Moreira, Fafá de Belém, Lucélia Santos e Maitê Proença, entre tantos outros. 
“Era um sonho antigo, nascido em 1986 e retomado há quatro anos, período dedicado às entrevistas e à construção da narrativa, juntamente com uma equipe de pesquisa. Perseguimos respostas a perguntas incômodas, como o que levou o Brasil a abandonar a democracia e quando e como se materializou a face mais dura da ditadura, com o AI-5”, relata Markun. 
Ao longo da produção do livro, Markun criou o portal www.bradoretumbante.org.br Lá estão registrados os melhores momentos dos depoimentos, com centenas de vídeos publicados que podem ser pesquisados de forma temática, por palavra chave. Todo o material colhido durante a fase de pesquisa também está disponível no portal de forma organizada, traçando uma verdadeira linha do tempo do período. E mais, o portal é interativo. Qualquer cidadão pode participar. Basta clicar nas fotos dos principais comícios das Diretas, que ocorreram de norte ao sul do Brasil, e contar sua história. Algumas delas fazem parte do livro.
No livro, Markun conta, por exemplo, os momentos prévios da posse de José Sarney como presidente da República. ”Eu não queria assumir. Recebi telefonemas a madrugada inteira, com a posse marcada para a manhã. O Ulisses (Guimarães) era o nome para assumir”, afirmou Sarney em seu relato.
Já o cantor Roger Moreira conta, por exemplo, como a música Inútil se tornou um dos hinos das Diretas. Thelma de Oliveira, esposa de Dante de Oliveira (autor da emenda que pediu voto direto para presidente), narra o crescimento da iniciativa perante a população e como ela foi idealizada, por Dante e por seu pai. E há muito mais.
  
 
Paulo Markun
 
Paulo Markun nasceu em São Paulo, em 1952. Jornalista profissional desde 1971, já foi repórter, editor, comentarista, chefe de reportagem e diretor de redação em emissoras de televisão, jornais e revistas. Por dez anos, apresentou o programa Roda Viva da TV Cultura, entrevistando mais de 500 personalidades. Presidiu o Santacine, Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de Santa Catarina e a Fundação Padre Anchieta de São Paulo.
Escreveu treze livros, entre eles “Anita Garibaldi, uma heroína brasileira”, “O Sapo e o Príncipe “e “Cabeza de Vaca”. Atualmente é idealizador e diretor das séries de televisão “Habitar”, “Arquiteturas” e “Retrovisor”, pelo SescTV e TV Brasil.
 
 
Serviço:
Brado Retumbante – Volumes 1 e 2
Editora Benvirá – Selo da Editora Saraiva
Volume 1: “Na lei ou na marra” – 1964 a 1968 – 424 páginas
Volume 2: “Farol alto sobre as Diretas” – 1969 a 1984 – 480 páginas
 
Lançamento:
 
4 de dezembro de 2014 a partir das 19 hs
Saraiva Mega Store do Beira Mar Shopping Florianópolis 
Endereço: R. Bocaiúva, 2468 – Centro, Florianópolis – SC, 88015-530

 

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas