Os cinco maiores jornais em circulação no Brasil tiveram crescimento no primeiro quadrimestre de 2015 na comparação com o mesmo período do ano anterior. A venda de assinaturas digitais – àquelas que disponibilizam a íntegra do jornal impresso em formato PDF – já possuí grande participação na circulação total dos maiores jornais do país.
De acordo com dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), a Folha, líder entre os jornais do País, teve uma circulação média de 361.231 exemplares nos quatro primeiros meses do ano, o que configura uma alta de 6,4% na comparação com 2014. Deste total, 44,6% são assinaturas digitais.
Já o jornal O Globo – o segundo colocado no ranking do IVC – registrou alta de 3,7%, alcançando o montante médio de 320.374 exemplares. A fatia do digital no jornal carioca é de 37%.
Houve aumento também na circulação do Super Notícia, que atingiu média de 314.766 (um acréscimo de 1,7%) e no Estadão, que alcançou circulação média de 250.045 exemplares (alta de 5,5%).
Entre os cinco primeiros do ranking, o maior crescimento foi do Zero Hora, do Grupo RBS, que fechou o quadrimestre com circulação média de 201.178 (13% mais do que o registrado no mesmo período de 2014). O digital também tem uma forte participação nesses dados.
Em dezembro do ano passado, as assinaturas digitais representaram, segundo o IVC, 15,1% do total da circulação paga dos jornais impressos brasileiros.
Com informações do Meio & Mensagem