0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Hoje, 25, pela manhã, jornalistas fazem último ato público de 2010, na UFSC

25/11/2010 – Hoje, a partir das 9h, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina realizará o último ato público do ano no terminal de ônibus da Universidade Federal de Santa Catarina. Junto à panfletagem, o ato deve somar adesões ao Abaixo- assinado contra o oligopólio de mídia em Santa Catarina, lançado ano passado pelo SJSC.

A campanha de assinaturas é feita em apoio à Ação Civil Pública n°2008.72.00.014043-5 proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina, em dezembro de 2008, para tutelar o direito de informação e expressão dos cidadãos catarinenses. O abaixo-assinado exige “1) a realização de Audiência Pública sobre a questão do oligopólio do Grupo RBS em Santa Catarina e 2) o cumprimento da Constituição Federal no que se refere ao assunto”. O artigo 220 da Constituição afirma que os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio. O documento deve ser entregue ainda em 2010 ao MPF para que seja anexado à Ação Civil e cópias devem ser encaminhadas ao Ministério das Comunicações.

De acordo com Rubens Lunge, presidente do SJSC, a Ação proposta pelo MPF é inédita e afronta não só a empresa, mas também todo tipo de monopólio da informação. “Esse é um debate que interessa a todos e a sociedade está participando. Em todas as atividades em que participou e oportunidades que teve o Sindicato levantou esse debate”, diz. Várias entidades sindicais, associações de moradores e movimentos sociais colaboraram na coleta de assinaturas. O documento circulou em eventos como o Congresso Nacional de Jornalistas, em julho último, em Porto Alegre (RS) e também na Conferência Estadual de Comunicação, em novembro 2009, realizada na ALESC.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas