0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Sindicato cobra respeito aos direitos dos jornalistas em Criciúma

Representantes do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e de três jornais de Criciúma reuniram-se na Gerência Regional do Trabalho e Emprego nesta terça-feira (25/08). O SJSC cobrou o cumprimento da Convenção Coletiva 2015/2016 e a imediata superação de uma série de problemas que vêm prejudicando a categoria. Os representantes patronais comprometeram-se em sanar possíveis irregularidades.

Convocada por solicitação do SJSC, a reunião foi mediada pela gerente Regional Sul do Ministério do Trabalho e Emprego, Cássia Gava, e pelo auditor chefe do órgão, Francisco Gonçalves, contando com as participações de dirigentes do Jornal da Manhã, Diário de Notícias e A Tribuna. Representaram o Sindicato o presidente da entidade, Aderbal Filho, e o delegado regional Gilvan de França.

Segundo o presidente do SJSC, Aderbal Filho, as principais infrações aos direitos trabalhistas levantadas foram atraso no pagamento de salários e rescisões de contratos de trabalho, acúmulo de funções, principalmente,  de repórteres exercendo atividade de repórteres-fotográficos ou motoristas – como admitiu um dos representantes de jornais-, não pagamento de horas extras e prestação de serviço para mais de um veículo com apenas um contrato de trabalho.

Do encontro resultou o compromisso dos representantes dos jornais em sanar os problemas e estreitar as relações com o sindicato profissional, inclusive na perspectiva de formalização de acordos coletivos para superação de situações relacionadas ao descanso semanal remunerado e do acúmulo de funções. “Não podemos admitir o atraso sistemático de salários e de situações que extrapolam o bom senso, como rescisão de contrato de trabalho que ocorreu há oito meses e ainda não foi homologada e paga”, disse o delegado regional sul do SJSC, Gilvan de França.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas