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Inscrições para Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde vão até 3 de abril

Premiação em parceria com a Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI) vai reconhecer trabalhos veiculados em rádio e internet. Profissionais interessados em participar da segunda edição do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde tem até o dia 3 de abril para inscrever seus trabalhos nas categorias Rádio e Internet pelo site www.premiorochedejornalismo.com. Serão consideradas matérias, em português ou espanhol, publicadas nesses meios no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013, envolvendo um ou vários dos seguintes temas: inovação nos cuidados com a saúde; biotecnologia em saúde; acesso a tratamentos de saúde; pesquisa e desenvolvimento de temas de saúde; ambiente regulatório e políticas públicas de saúde; oncologia.

O processo de seleção acontece em duas etapas: o júri, composto por jornalistas e especialistas em temas de saúde, escolherá três finalistas e posteriormente um vencedor para cada categoria, com base na qualidade narrativa, domínio técnico do assunto, foque social relevante, reportagem e pesquisa, bem como valores éticos profissionais.

Prêmio
Os vencedores receberão uma bolsa com todas as despesas pagas para participar de um workshop da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), de acordo com perfil profissional. Além disso, serão convidados para a cerimônia de premiação a ser realizada durante o Roche Press Day, fórum de jornalismo científico organizado pela companhia, que acontece em julho de 2014, no México.

A iniciativa, parceria da Roche e FNPI, tem como objetivo estimular o jornalismo científico em toda América Latina e promover o conhecimento e desenvolvimento de temas voltados à saúde. No ano passado, o Brasil foi o país campeão de inscrições, com 42 candidatos, e venceu na categoria Jornalismo Impresso, com matéria da repórter Flávia Duarte, do Correio Braziliense, sobre longevidade.

Sobre a Roche
Com sede em Basileia, Suíça, a Roche é líder mundial em pesquisa de produtos para a saúde, com forte e combinada atuação nas áreas farmacêutica e diagnóstica. A Roche é a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos realmente diferenciados em oncologia, imunologia, doenças infecciosas, oftalmologia e neurociência. A companhia também é líder mundial em diagnóstico in vitro e no diagnóstico tecidual de câncer, além de pioneira em soluções para o acompanhamento do diabetes. A estratégia de medicina personalizada da Roche tem como objetivo fornecer medicamentos e ferramentas de diagnóstico que possibilitem melhorias tangíveis na saúde, qualidade de vida e sobrevida dos pacientes.

Fundada em 1896, a Roche vem trazendo, há mais de um século, contribuições importantes para a saúde global. Vinte e quatro medicamentos desenvolvidos pela Roche estão incluídos na lista de Modelos de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde, entre eles antibióticos que salvam vidas, antimaláricos e quimioterapia. Em 2013, o Grupo Roche empregou mais de 85 mil pessoas em todo o mundo e investiu mais de 8,7 bilhões de francos suíços em P&D. O Grupo registrou vendas de 46,8 bilhões de francos suíços. A Genentech, nos Estados Unidos, é uma subsidiária integral do Grupo Roche. A Roche também é a acionista majoritário da Chugai Pharmaceutical, do Japão. Para mais informações, visite o site www.roche.com.br.

Sobre a FNPI
A Fundação Gabriel García Márquez de Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI) trabalha em prol da excelência em jornalismo e de sua contribuição para o processo democrático e de desenvolvimento dos países ibero-americanos e do Caribe, através de oficinas e seminários de treinamento, de intercâmbio entre jornalistas, da colaboração em rede e do estímulo ao desenvolvimento profissional. A FNPI foi fundada na cidade colombiana de Cartagena das Índias, em outubro de 1994, fruto da preocupação de Gabriel García Márquez – que iniciou sua carreira de escritor como repórter – em estimular a vocação jornalística, a ética e a correta descrição dos fatos.

Fonte: Heloísa Gonçalves – Imagem Corporativa – www.imagemcorporativa.com.br

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