0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Joinville recebe curso de criação literária

Estão abertas até o dia 30 de janeiro inscrições para curso gratuito de criação literária, voltado para o gênero conto, com a escritora e jornalista Katherine Funke. Com quarenta horas de duração, o Curso Livre de Contos será oferecido aos sábados pela manhã, das 8 às 12 horas,  na Biblioteca de Pirabeiraba, em Joinville (ao lado do terminal de ônibus). As aulas começam em 13 de fevereiro e terminam em 30 de abril, em um total de dez encontros. O projeto foi selecionado pela Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura.

Os candidatos devem ter mais de 16 anos de idade e ter facilidade de acesso à Biblioteca de Pirabeiraba. Não é preciso ser um autor experiente, apenas ter vontade de aprender mais sobre a prática e as características do gênero “conto”. Os 12 alunos selecionados devem trazer caneta, lápis e papel para a oficina. Devem também trazer a vontade de ler muito, produzir contos autorais e mostrar para os colegas de curso, ouvir e emitir opiniões e participar de pelo menos 90% do calendário de encontros.

Para concorrer a uma das doze vagas, é preciso preencher o formulário disponível no blog livre2016.tumblr.com, onde vai enviar um texto de até cinco linhas respondendo a seguinte pergunta: “Por que você quer fazer este curso?”. Também são solicitadas respostas a duas outras perguntas: “Quais são seus dois contos favoritos de autores brasileiros?” e “O que você está lendo no momento?”

O resultado da seleção será informado por e-mail a partir do dia 5 de fevereiro e também poderá ser consultado no blog livre2016.tumblr.com.

Trio talentoso

KatherineO curso será ministrado por Katherine Funke (à esquerda), articuladora e ministrante do curso. Ela é autora de contos publicados nos periódicos literários Arte & Letra Estórias (Curitiba, PR), Cândido (Curitiba, PR), Balaio de Notícias (Vitória, ES), entre outros, além das antologias Popcorn unterm Zuckerhut – Junge brasilianische Literatur (Klaus Wagenbach, Berlim, 2013), Desordem (Bookstorming/e-galáxia, 2014) e Cisco (e-galáxia, 2015). Escreveu a novela Viagens de Walter (Solisluna, 2013) e o livro de contos curtos Notas mínimas (Solisluna, 2010). Morou 22 anos em Joinville (SC) e depois radicou-se em Salvador (BA), entre 2003-2013, onde trabalhou como jornalista e escritora. Foi aluna de oficinas literárias em eventos como Flip (2010), Semana Literária do Sesc (PR) e do programa Escritas em Trânsito (BA), entre outros. Participou como mediadora do Festival Nacional do Conto, em Florianópolis (SC), e da Festa Literária Internacional de Cachoeira, em Cachoeira (BA). Ministra oficinas literárias desde 2013. De volta a Santa Catarina, atualmente cursa o mestrado em literatura na UFSC e co-edita, com irregularidade, a revista eletrônica Ultralits.
Também  participarão do curso outras duas jornalistas de Joinville. Melanie Peter também é escritora e performer, e atualmente desenvolve um romance resultado de um projeto selecionado pelo Edital de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura. Vanessa Bencz, jornalista e escritora, é autora dos livros Relato do Sol e Memórias de uma jornalista distraída, além da história em quadrinhos A Menina Distraída.

[box type=”info” align=”alignleft” class=”” width=””]

Mais informações:
Blog livre2016.tumblr.com

Biblioteca Pública Municipal Professor Gustavo Ohde.
Rua Olavo Bilac, 520, Pirabeiraba (ao lado do terminal)
Telefone (47) 3424 0372

[/box]

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas