0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Jornalista lança livro sobre Jovem Aprendiz em Itajaí

O lançamento do livro Jovem Aprendiz, da jornalista Carlota de Oliveira Medeiros, está marcado para o dia 4 de março, sexta-feira, às 17 horas, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Na obra, a autora analisa as concepções e práticas dos atores sociais envolvidos com o Programa Jovem Aprendiz. A mestre em Gestão de Políticas Públicas entrevista jovens que participam do programa, coordenadores das várias instituições, envolvidas com a formação profissional de jovens, entre as quais, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Conselho Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude, além de representantes de empresas que recebem os aprendizes.

A obra teve origem em uma dissertação de mestrado, orientada pela professora Neusa Maria Sens Bloemer. O estudo revela não apenas as dificuldades destes jovens, mas indica que elas podem ser superadas quando se deparam com uma instituição cujo objetivo primeiro é atender as demandas destes adolescentes. “O ponto alto desta obra, está na escuta à voz dos jovens como sujeitos, revelando suas percepções, sentimentos, carências e sensibilidades, que dão sentido às suas ações cotidianas”, revela.

Organizado em quatro capítulos, o livro apresenta o contexto onde foi realizada a pesquisa em pauta, bem como os princípios norteadores do Programa Jovem, Aprendiz destinado aos jovens.

Para o Coordenador do Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas (PMGPP) da Univali, Flávio Ramos, a inserção de jovens no mercado de trabalho tornou-se, na atualidade, um dos mais relevantes desafios para a efetividade de políticas públicas. “Tais iniciativas não se resumem à elaboração e implemen­tação de políticas públicas compensatórias, mas a programas que efetivamente visam à própria emancipação social de jovens num contexto de crescentes carências sociais. Trata-se, portanto, de uma obra que merece ser lida com atenção”, recomenda.

Sobre a autora:

Natural de Laguna-SC, Carlota de Oliveira Medeiros é jornalista, mestre em Gestão de Políticas Públicas e especialista em Gestão e Planejamento de Eventos pela Univali. Possui experiência na área de comunicação social, organizacional, assessoria de imprensa, gestão de pessoas, elaboração de projetos e captação de recursos. Trabalhou no Instituto Lar da Juventude de Assistência e Educação – Parque Dom Bosco, obra social salesiana de Itajaí-SC, entre 1995 e 2012 e atuou na Rádio Conceição FM, 105,9 entre 2005 e 2012. É docente convidada em diversos cursos de MBA no Instituto Brasileiro de Formação (IBF). Carlota é ainda suplente da executiva do Sindicato dos Jornalistas de SC. Desde 2013 exerce também a função de chefe de gabinete na Câmara de Vereadores de Itajaí (SC).

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas