Inicial / CULTURA / Jornalista lança livro sobre Jovem Aprendiz em Itajaí

Jornalista lança livro sobre Jovem Aprendiz em Itajaí

O lançamento do livro Jovem Aprendiz, da jornalista Carlota de Oliveira Medeiros, está marcado para o dia 4 de março, sexta-feira, às 17 horas, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Na obra, a autora analisa as concepções e práticas dos atores sociais envolvidos com o Programa Jovem Aprendiz. A mestre em Gestão de Políticas Públicas entrevista jovens que participam do programa, coordenadores das várias instituições, envolvidas com a formação profissional de jovens, entre as quais, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Conselho Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude, além de representantes de empresas que recebem os aprendizes.

A obra teve origem em uma dissertação de mestrado, orientada pela professora Neusa Maria Sens Bloemer. O estudo revela não apenas as dificuldades destes jovens, mas indica que elas podem ser superadas quando se deparam com uma instituição cujo objetivo primeiro é atender as demandas destes adolescentes. “O ponto alto desta obra, está na escuta à voz dos jovens como sujeitos, revelando suas percepções, sentimentos, carências e sensibilidades, que dão sentido às suas ações cotidianas”, revela.

Organizado em quatro capítulos, o livro apresenta o contexto onde foi realizada a pesquisa em pauta, bem como os princípios norteadores do Programa Jovem, Aprendiz destinado aos jovens.

Para o Coordenador do Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas (PMGPP) da Univali, Flávio Ramos, a inserção de jovens no mercado de trabalho tornou-se, na atualidade, um dos mais relevantes desafios para a efetividade de políticas públicas. “Tais iniciativas não se resumem à elaboração e implemen­tação de políticas públicas compensatórias, mas a programas que efetivamente visam à própria emancipação social de jovens num contexto de crescentes carências sociais. Trata-se, portanto, de uma obra que merece ser lida com atenção”, recomenda.

Sobre a autora:

Natural de Laguna-SC, Carlota de Oliveira Medeiros é jornalista, mestre em Gestão de Políticas Públicas e especialista em Gestão e Planejamento de Eventos pela Univali. Possui experiência na área de comunicação social, organizacional, assessoria de imprensa, gestão de pessoas, elaboração de projetos e captação de recursos. Trabalhou no Instituto Lar da Juventude de Assistência e Educação – Parque Dom Bosco, obra social salesiana de Itajaí-SC, entre 1995 e 2012 e atuou na Rádio Conceição FM, 105,9 entre 2005 e 2012. É docente convidada em diversos cursos de MBA no Instituto Brasileiro de Formação (IBF). Carlota é ainda suplente da executiva do Sindicato dos Jornalistas de SC. Desde 2013 exerce também a função de chefe de gabinete na Câmara de Vereadores de Itajaí (SC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: