0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Morre em Joinville de Covid Avelar, percursor do jornalismo catarinense na internet

Morreu em Joinville, no último domingo, vítima da Covid-19, o jornalista Avelar Lívio dos Santos, 70 anos. Pioneiro do jornalismo na internet em Joinville e um dos maiores entusiastas do jornalismo digital na chegada da rede mundial de computadores na comunicação, Avelar criou os primeiros portais dos jornais A Notícia de Joinville (um dos primeiros do país) e do Notícias do Dia, hoje ND+.

Natural de Presidente Epitácio (SC), se formou em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1978 e, na década de 1990, Avelar já falava de internet na coluna Espaço Virtual, no jornal A Notícia. De 1986 a 2006, foi repórter especial, colunista de informática e desenvolvedor web do jornal A Notícia e cuidou da sua versão online da publicação. Foi editor do portal Infoville e diretor-executivo do portal Torque. Se tornou referência sobre internet e jornalismo.

O ND+ publicou obituário em homenagem ao criador da primeira versão do portal.

No Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Avelar protagonizou o que pode ter sido a primeira eleição virtual de sindicatos. Dos jornalistas, com certeza, foi a primeira.

Luís Meneghim, diretor de conteúdo do Grupo ND, comentou nas redes sociais: “Um jornalista à frente do seu tempo. Para mim, esta é a melhor definição do jornalista e amigo Avelar Lívio dos Santos”.

O Sindicato dos Jornalistas se solidariza com amigos e familiares e lamenta profundamente a morte prematura do colega jornalista.

Desde o início da pandemia, o Brasil somou 278 jornalistas mortos por covid-19, sendo 199 nos sete primeiros meses deste ano. Este número mantém o Brasil como o país com o maior número de jornalistas vítimas da Covid-19 no mundo. Nacionalmente, São Paulo lidera o macabro ranking com 38 mortes, seguido do Rio de Janeiro (29), Pará (23) e Paraná, com 21 casos.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas