0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Rádio Ponto debate cobertura esportiva: jornalismo ou entretenimento?

A cobertura esportiva é o tema da edição do programa “Jornalismo em Debate” que vai ao ar nesta terça-feira, 18 de junho. A partir deste ano, o Brasil sedia as principais competições mundiais, começando com a Copa das Confederações, que iniciou neste sábado, 15 de junho. Por isso, o Jornalismo em Debate coloca em pauta a reflexão sobre as coberturas esportivas realizadas pela mídia nacional. Os convidados desta edição do programa vão discutir, entre outras questões, se a imprensa brasileira está preparada para acompanhar esses megaeventos. Polêmicas como a do Atlético Paranaense, que proibiu o acesso de jornalistas aos treinos,às coletivas e às entrevistas com os jogadores, também serão debatidas.

Afinal, cobertura esportiva é jornalismo ou entretenimento?

Para discutir o tema, estarão presentes no estúdio o narrador e comentarista da Band FM Claudionir Miranda; Fernando Gonçalves Bittencourt, líder do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva da UFSC (Labomídia) e o apresentador do Globo Esporte em Santa Catarina Giovani Martinello. Além deles, também já confirmou participação, por telefone, o jornalista José Cruz, membro da Comissão de Turismo e Esporte da Câmara dos Deputados. A produção do programa está em contato e aguardando confirmação de outros convidados especialistas no tema.

A edição do “Jornalismo em Debate” sobre a cobertura esportiva da mídia nacional vai ao ar nesta terça-feira, dia 18 de junho, a partir das 16 horas, com uma hora e meia de duração. O programa é transmitido pela Rádio Ponto UFSC – www.radio.ufsc.br – e em rede pela Rádio Joinville Cultural 105.1 FM. Os ouvintes podem interagir enviando perguntas e questionamentos para o e-mail jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo twitter @radioponto.

Neste semestre, “Jornalismo em Debate” passou a ser transmitido mensalmente, produzido por estudantes do Curso de Jornalismo da UFSC, orientados pela professora Valci Zuculoto. O programa, mediado pelo professor Áureo Moraes, integra a Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Universidade e a Federação Nacional dos Jornalistas, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC).

Desde a estreia, em abril de 2011, foram discutidos temas como coberturas de religiões, da América Latina, de questões do gênero feminino, da homofobia, da função das redes sociais, entre outros assuntos que estão na pauta diária da imprensa. No site da Rádio Ponto (www.radio.ufsc.br) é possível baixar e ouvir todas as edições anteriores de “Jornalismo em Debate”. E não esqueçam que os ouvintes e internautas podem participar, antes e durante o programa, encaminhando perguntas pelo e-mail: jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo twitter @radioponto.

Mais sobre os convidados desta edição:

Claudionir Miranda – trabalhou em várias emissoras de rádio de Santa Catarina, entre elas a Guarujá, Cultura, Bandeirantes de Florianópolis e Difusora de Criciúma. Atualmente, na rádio Band FM Floripa, é comentarista e narrador esportivo. Também é comentarista da TV Band SC, desde 1999.

Fernando Gonçalvez Bittecourt – Licenciado em Educação Física (UFSM,1978), mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM,1990) e doutor em Educação Física/Ciências do Esporte (UNICAMP, 2001). É professor associado do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, docente e orientador credenciado no PPGEF/UFSC. Tem experiência nos seguintes campos: Midia-Educação Física, esporte e lazer, escola e formação de professores de Educação Física. Co-editor da revista Motrivivência e coordenador do LaboMídia – Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva/UFSC (www.labomidia.ufsc.br).

Giovani Martinello – Começou como sonoplasta da rádio Chapecó em 1991 e logo depois foi promovido a repórter esportivo.Em 1994, trabalhou na TV Record de Xanxerê e de lá foi para a RBS TV de Chapecó, onde apresentou o Jornal do Almoço regional até 2000, quando foi transferido para a RBS TV de Florianópolis. Além de narrador, atualmente ele também apresenta os programas RBS Esporte e a edição catarinense do Globo Esporte.Giovani também é apresentador na TVCOM, repórter na rádio CNB/Diário e narrador nos canais pagos SporTV e PFC.

José Cruz – Cobre há mais de 20 anos os bastidores da política e economia do esporte, acompanhando a execução orçamentária do governo, a produção de leis e o uso de verbas estatais na área esportiva. Esteve nas Olimpíadas de Seul-1988 e Sydney-2000 e trabalhou no Correio Braziliense, onde foi subeditor de Esporte, e no Jornal de Brasília. Escrevia no blog josecruz.blogosfera.uol.com.br até março deste ano, quando passou a integrar a Comissão de Turismo e Esportes da Câmara dos Deputados.

Redação: acadêmica do Jornalismo da UFSC Janine Silva

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas