Profissionais e alunos de jornalismo do Sociesc/Ibes participaram na noite de sexta-feira (14/08) em Blumenau de reunião para formar o grupo local em defesa da formação e regulamentação profissional. No encontro, o presidente Rubens Lunge falou aos participantes sobre a regulamentação profissional e historiou as ações desenvolvidas pelo SJSC no Estado desde que o STF derrubou a exigência do diploma. Os diretores do SJSC Luis Prates e Aristheu Formiga também participaram do encontro.
Formiga assinalou que a comissão blumenauense contará com 15 a 20 pessoas, entre profissionais formados e estudantes, e uma das primeiras medidas será o encaminhamento de uma solicitação aos vereadores da cidade para que aprovem uma moção de apoio à exigência do diploma.
Até agora foram realizadas 10 assembléias/reuniões no Estado e em alguns desses municípios foram criadas as Comissões de Resistência e Luta dos Jornalistas de Santa Catarina: Florianópolis, Concórdia, Criciúma, São Miguel do Oeste, Tubarão, Itajaí, Lages, Jaraguá do Sul, Rio do Sul e Blumenau.
Em todos os encontros assumiu-se o compromisso em defesa da exigência de formação superior específica ao exercício da profissão.