0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Diálogo avança, mas acordo entre SJSC e Sindejor ainda não foi alcançado

Após duas rodadas de conversas entre o Sindicato dos Jornalistas e o Sindicato patronal de impressos de SC, o esperado acordo na Negociação Coletiva ainda não foi alcançado. O diálogo permanece aberto e nova rodada deverá ser agendada nos próximos dias.

Na negociação realizada na terça-feira (15/05), o Sindicato patronal apresentou uma contraproposta com relação à negociação de 2017, para só posteriormente discutir a pauta da categoria relativamente a 2018. Nela, é proposto o piso já acertado de R$ 2.420,00, o reajuste dos salários em 3,99% (retroativo a 1º de maio de 2017) e o pagamento das diferenças salariais em até 4 parcelas (até a folha de pagamento de agosto de 2018).

Além de trazer, na cláusula de férias, a possibilidade de concessão em 3 períodos, e incluir a liberação de um dirigente sindical, a contraproposta patronal recuava nas cláusulas de custeio da entidade representativa dos jornalistas, suprimindo-as.

Nesta quinta-feira (17), os representantes do SJSC apresentaram nova redação às cláusulas ainda pendentes, na perspectiva de um entendimento. Sustentaram que, com a negociação de 2017 já atrasada em mais de um ano, e a de 2018 já em desenvolvimento, não fazia sentido um acerto que não comtemplasse as duas negociações, principalmente considerando que o INPC da nova data-base é baixo, de 1,69%.

A proposta do SJSC contempla o parcelamento das diferenças salariais de 2017 em até 2 períodos (maio e junho/2018), a aplicação do INPC de 2018 – que eleva os salários em 1,69% e o piso para R$ 2.460,90 – em julho e já com as diferenças salariais de maio e junho/2018, a possibilidade de férias em 3 períodos, desde que com anuência do trabalhador, e a manutenção das cláusulas de custeio do SJSC conforme já aprovadas nas assembleias da categoria, assegurando aos não associados o direito de oposição.

No final da reunião, ainda sem acordo, os representantes patronais justificaram que precisarão submeter a contraproposta do SJSC a nova assembleia do Sindicato das empresas proprietárias de jornais e revistas. Ficou acertada a realização de nova rodada de negociação para o início de junho, em data a ser definida.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas