0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Polêmica das biografias não autorizadas é tema de programa

radiopontoA edição de novembro do programa Jornalismo em Debate discute a polêmica das biografias no Brasil. O programa vai ao ar, ao vivo, nesta segunda-feira, 18/10, a partir das 16h, pela Rádio Ponto UFSC – www.radio.ufsc.br ou pela frequência 106.1 FM. O “Jornalismo em Debate” também é retransmitido pela Rádio Joinville Cultural FM. Após a apresentação, o programa fica disponível na página da Rádio Ponto UFSC.

Desde 2002, o Código Civil prevê que toda biografia, em filme ou livro, tenha que ser autorizada pelo próprio biografado, quando vivo, ou pela família. A lei prevê que se o biografado se sentir prejudicado de alguma maneira, seja possível recorrer à Justiça e retirar a obra de circulação. Um dos casos mais famosos é o de Roberto Carlos, que, em 2007, recorreu e tirou das lojas a biografia “Roberto Carlos em Detalhes”, escrita pelo jornalista Paulo Cesar Araújo. A discussão voltou à tona com a criação do grupo “Procure Saber”, que reúne artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil e é presidida pela empresária Paula Lavigne, ex-mulher de Caetano. Criada para cuidar dos interesses dos artistas junto ao ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), hoje, a principal luta da associação é contra as biografias não autorizadas, prática comum nos Estados Unidos e na Europa.

Para discutir o tema, estarão no estúdio da Rádio Ponto a professora do Departamento de Jornalismo da UFSC Valentina Nunes e o doutor em linguística Fábio Lopes. Por telefone participará da discussão a jornalista e 1ª Vice-Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Maria José Braga.

O programa

Em 2013, o “Jornalismo em Debate” passou a ser transmitido mensalmente, produzido por estudantes do Curso de Jornalismo da UFSC. Com orientação do professor Áureo Mafra, o programa integra a disciplina Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Universidade e a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina – SJSC.

Desde a estreia, em abril de 2011, foram discutidos temas como corrupção no futebol, crise econômica mundial, coberturas sobre educação, de tragédias como a do Realengo, de questões do gênero feminino, da homofobia, da função das redes sociais, a cobertura esportiva como jornalismo ou entretenimento, entre outros assuntos que estão na pauta diária da imprensa.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas