0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Onde houver certeza, que os jornalistas levem a dúvida

Evandro de Assis
Mestrando em Jornalismo no POSJOR e pesquisador do objETHOS

Os quase dois anos de bravatas eleitorais que culminaram na escolha de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos chamaram à responsabilidade empresas de mídia, da nova e da velha. Boatos, informações falsas travestidas de jornalismo e teorias da conspiração envenenaram o ambiente democrático, beneficiaram quem enxergou oportunidade na confusão e expuseram fraquezas dos filtros hoje disponíveis.

Pressionados, Facebook e Google anunciaram (tardiamente) medidas para aprimorar algoritmos contra a disseminação de boatos e notícias falsas. Observadores criticaram jornalistas e veículos por não fazer o suficiente para denunciar as contradições de Trump e entender os eleitores dele. Uma parte importante da sociedade americana estava à margem da mídia. Seria preciso ouvi-la.

Foi o que fez a âncora da CNN Alisyn Camerota. Ela reuniu um grupo de eleitores de Trump após a eleição e os provocou a provar a acusação de que milhões de pessoas votaram ilegalmente (em Hillary Clinton) – invenção do próprio Trump para justificar a derrota no voto popular.

O diálogo, que pode ser visto neste link, beira à surrealidade:

– Votar é um privilégio neste país, e você precisa estar legal para votar. Não como na Califórnia, em que três milhões de ilegais votaram – acusa a eleitora.
– Onde você conseguiu sua informação?
– Na mídia!
– Qual mídia?
– CNN, acredito.
– A CNN disse que 3 milhões de pessoas votaram ilegalmente na Califórnia? – questiona a apresentadora, incrédula.
– Por toda a mídia!
[…]
– Você ouviu o presidente Obama dizer que pessoais ilegais poderiam votar?
– Sim! – respondem os cinco convidados.
– Onde?
– Dê um Google! Você pode encontrar isto no Facebook – diz outra eleitora, com ar sabichão.

A apresentadora segue a orientação, e após alguns minutos consultando o celular, responde:

– Obama não disse nada disso, basta ver a transcrição do discurso.
– Eu acredito que houve fraude de votação em alguns estados –  insiste a eleitora.
– Três milhões de pessoas?
– A Califórnia autorizou.
– Você acredita que a Califórnia autorizou uma fraude?
– Acredito que houve fraude neste país – conclui a eleitora.

Como e para quê fazer jornalismo se os espectadores não estão interessados em informações que ponham em dúvida suas convicções? Procurar saídas desta encruzilhada é essencial para as democracias do século XXI, porque a combinação de fatores que vem gerando desinformação e incerteza em diferentes países tende a se agravar.

Primeiro, os cidadãos cada vez mais apoiam suas opiniões em informações que coletam online e não há nada que leve a crer numa reversão. Conforme o Reuters Institute Digital Report 2016, uma parcela crescente das populações de 26 países pesquisados tem com a timeline do Facebook a mesma relação que mantinha com uma capa de jornal. Ou seja, o Vale do Silício terá ainda maior responsabilidade sobre a qualidade do ambiente democrático.

Em segundo lugar, a crise no modelo de negócios da imprensa tem deixado comunidades inteiras sem jornalismo independente, com veículos fechando as portas ou reduzindo drasticamente a cobertura. Garantir meios de se produzir informação confiável não é um problema restrito às empresas de mídia, como se pode perceber, e os avanços têm sido pouco animadores.

Terceiro, governos, empresas e organizações com os mais diversos interesses se adaptam aos fluxos de informações online e criam mecanismos cada vez mais eficazes de propaganda. O Guardian listou casos em que notícias falsas geraram impactos em diversos países do mundo. Há indícios, por exemplo, de que o governo russo ajudou a difundir na Alemanha a informação de que uma adolescente fora estuprada por refugiados em Berlim. O assunto ajudou a inflar argumentos xenófobos da extrema direita alemã e atingiu Angela Merkel, que busca a reeleição.

No Brasil, o clima em que se efetivou o impeachment da presidente Dilma Rousseff estava contaminado por mentiras disparadas e compartilhadas por interessados na queda da petista. Quando o procedimento no Congresso avançava, em abril, eram falsas três das cinco notícias mais compartilhadas no Facebook brasileiro. Todas atacando Dilma e o PT.

O papel dos jornalistas

Ainda que Facebook e Google consigam tornar irrelevantes publicações maliciosas, e que se encontre um meio de sustentar economicamente projetos jornalísticos online, reduzindo os danos de ações deliberadas de desinformação, cabe aos jornalistas enfrentar talvez a tarefa mais difícil: convencer as pessoas de que nenhuma crença ou convicção as isenta de pensar, duvidar e questionar a realidade mediada.

Antes encastelados pela escassez de informações, jornalistas e veículos mantiveram seus procedimentos ocultos do público, postura corporativista que fazia parte do esforço de legitimar a profissão. O problema é que com a queda dos portões guardados pelos jornalistas, os usuários da mídia tiveram acesso ao poder de informar sem refletir sobre a responsabilidade inerente.

É necessário compartilhar com o público práticas, normas e dilemas da atividade de separar o joio do trigo. Um processo educativo em que jornalistas estejam dispostos a ensinar e aprender, com transparência e disposição para ouvir e adaptar-se. Mais do que expor (e até ridicularizar) o discurso contraditório de cidadãos desinformados, é preciso transformá-los em aliados do jornalismo, e não adversários. Sem o envolvimento dos verdadeiros interessados na melhoria da esfera pública, não há Mark Zuckerberg que dê jeito na confusão em que estamos metidos.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas