0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Jornalista vence concurso de crônicas da Editora da UFSC

DSC_7996Inscrita sob o pseudônimo de “Laura Cancline”, a jornalista, professora e escritora Jeana Laura da Cunha Santos foi a vencedora do Concurso de Crônicas Maura de Senna Pereira, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC).

O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 15 de agosto, às 14 horas, na sala de reuniões do Conselho Editorial, pelo diretor executivo Fábio Lopes, logo após a leitura da ata da Comissão Julgadora e da abertura dos envelopes correspondentes aos pseudônimos, na presença da equipe e da imprensa.

O livro Crônicas das cidades partidas será publicado ainda neste ano pela Editora da UFSC. Jeana foi comunicada pelo diretor e, em seguida, compareceu à Editora para tratar de detalhes da futura edição, que terá uma tiragem de 300 exemplares.

Duas mereceram menções honrosas: “Saudades de Florianópolis”, do jornalista Felipe Lenhart, que assinou com o pseudônimo Rubem de Assis; e “Tempo e vida”, de Kátia Farret Struck M. de Lima, inscrita como Maria João.

Ao destacar a importância do concurso para a valorização e identificação da EdUFSC com a literatura catarinense, o diretor Fábio Lopes anunciou que o próximo concurso será de poesia e homenageará o poeta Cruz e Sousa.

A Comissão que avaliou as 12 crônicas inscritas foi formada por Carlos Alberto Gianotti, Mario Pereira e Clélia Mello. “Crônicas das cidades partidas” foi eleita a melhor coletânea por escapar do mero entretenimento ao deslizar para temas subjetivos e mesmo líricos. Na opinião dos avaliadores, são “crônicas escritas sob a ruptura, algumas com entrecho previsível,  nas quais a narradora expõe de forma delicada estados de sentir, perdas de si”. Jeana publicou em 2000, pela Coleção Geral da EdUFSC, o livro “A estética da melancolia em Clarice Lispector”, resultado de sua dissertação de mestrado. A autora é natural de Santa Cruz do Sul (RS), formada em Jornalismo pela UFSC.

O concurso de crônicas faz um tributo a um dos grandes nomes da literatura de Santa Catarina. Maura de Senna Pereira, nascida em Florianópolis recebeu reconhecimento pela crítica literária no Rio de Janeiro, onde faleceu aos 88 anos. “Faz-se justiça a alguém que não havia sido reconhecida, na época, sua terra natal”, assinalou Fábio Lopes.

O edital do próximo concurso será divulgado em breve pela Editora.

Com informações da Agecom/UFSC

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas