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6° Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo recebe inscrições até 15 de fevereiro

Podem se inscrever jornalistas de diferentes tipos de veículos, além de estudantes e professores de cursos de comunicação.

Até a meia noite do dia 15 de fevereiro de 2012, o site www.andi.org.br/timlopes receberá os registros dos projetos inscritos na VI edição do Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. Podem participar repórteres, editores e chefes de reportagem dos diferentes tipos de veículos (impresso, rádio, televisão, web e veículos comunitários ou alternativos), além de estudantes e professores de cursos de comunicação. O concurso tem como temática fixa “Imprensa e sociedade aliadas no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes”.Este ano o tema da categoria especial é “Exploração sexual de crianças e adolescentes no setor turístico brasileiro”, aberta a candidatos de todas as mídias.
O Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo é uma iniciativa da ANDI – Comunicação e Direitos e da Childhood Brasil e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além disso, conta com o apoio do Portal Imprensa na divulgação. O projeto é uma homenagem ao jornalista Tim Lopes, que foi assassinado em 2002 enquanto investigava casos de exploração sexual de adolescentes em uma favela do Rio de Janeiro.

Sobre o apoio financeiro e a premiação
Os jornalistas que tiverem seus projetos selecionados pela comissão julgadora (formada por especialistas em violência sexual e profissionais de comunicação) receberão uma bolsa de apoio para o desenvolvimento das reportagens, de acordo com a natureza do veículo no qual atuam (consulte quadro abaixo).

VALOR DA BOLSA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO
Mídia Impressa – R$ 10.500,00
Rádio – R$ 10.500,00
TV – R$ 16.000,00
Mídia Alternativa – R$ 10.500,00
Especial – R$ 10.500,00 ou R$ 16.000,00 (De acordo com o tipo de veículo vencedor: R$ 10.500,00 para Rádio, Mídia Impressa e Mídia Alternativa; e R$ 16.000,00 para TV)

Apoio técnico – Além do incentivo financeiro, o Concurso Tim Lopes também oferece o apoio de consultores especializados no tema, que ficam à disposição dos jornalistas para responder dúvidas e orientar os profissionais durante a coleta de informações e produção das matérias.
Como participar – Os jornalistas, professores e estudantes interessados devem inscrever seus projetos por meio de um formulário específico que está disponível no site www.andi.org.br/timlopes. O projeto deve incluir uma Proposta de Pauta de forma detalhada, apresentando: justificativa, roteiro de produção da matéria ou série de reportagens, fontes de informação que serão ouvidas, previsão dos gastos que serão realizados, entre outras informações. No site também está disponível o Regulamento completo do concurso.
Dica da VI Edição – O guia de referência constitui a primeira de uma série de publicações que a ANDI – Comunicação e Direitos planeja lançar como parte do Projeto Jornalista Amigo da Criança, iniciativa implementada a partir do patrocínio da Petrobras e apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF. A proposta é oferecer aos profissionais da imprensa – dos mais diferentes veículos – orientações de fácil manuseio, com vistas a uma cobertura mais qualificada sobre temas da agenda social brasileira, em especial aqueles relacionados aos direitos de crianças e adolescentes.
A publicação, portanto, foi elaborada com o objetivo de servir como manual de consulta, trazendo um conjunto de orientações e diretrizes para o aprimoramento da cobertura sobre Exploração Sexual Infanto-juvenil.
Para ter acesso à publicação, basta acessar aqui.
Edições anteriores – Entre no site do Concurso para conhecer os projetos vencedores das edições anteriores. Acesse www.andi.org.br/timlopes
Sobre a ANDI – Comunicação e Direitos – www.andi.org.br
A ANDI – Comunicação e Direitos é uma organização não governamental criada formalmente em 1993 (mas atua de maneira voluntária desde 1990) pelos jornalistas Âmbar de Barros e Gilberto Dimenstein para promover e qualificar a cobertura da imprensa sobre temas relacionados à infância e adolescência.
O fortalecimento de um diálogo profissional e ético entre redações, faculdades de comunicação e entidades ligadas à agenda do desenvolvimento sustentável e direitos humanos estão no cerne da atuação da organização, que ampliou oficialmente em 2011 sua abrangência para as áreas de inclusão e sustentabilidade e políticas de comunicação.
Sobre a Childhood Brasil – A CHILDHOOD BRASIL é uma organização brasileira e faz parte daWorld Childhood Foundation (Childhood), organização internacional criada em 1999 por Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia para proteger a infância e deixar as crianças serem crianças.
Há 12 anos a CHILDHOOD BRASIL luta por uma infância livre de abuso e exploração sexual. Com 19 programas próprios e apoio a 98 projetos até o momento, a organização já beneficiou mais de 1,3 milhão de pessoas, entre crianças e adolescentes, seus familiares e profissionais de diferentes setores.
A organização apoia projetos, desenvolve programas regionais e nacionais, influencia políticas públicas e transforma a vida de muitas crianças e adolescentes. Também educa os diferentes agentes, orientando como cada um pode agir para lidar com o problema, promovendo a prevenção e formando proteção em rede para meninos e meninas.
Com sede em São Paulo, a CHILDHOOD BRASIL é certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e Entidade Promotora dos Direitos Humanos.

Informações:
ANDI – Comunicação e Direitos
Tiago Machado – timlopes@andi.org.br / tmachado@andi.org.br
Site: www.andi.org.br
Telefone: (61) 2102-6508
FAX: (61) 2102-6550
SDS – Ed. Boulevard Center, Bloco A sala 101
CEP: 70.391-900 – Brasília – DF

Childhood Brasil
Profession Comunicações
Esther Alvarenga–esther@profession.com.br
Lorena Costa–lorena@profession.com.br
Telefone: (11) 3816-3769
Celular: (11) 6483-0282

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